Orquestra Sinfônica de Minas Gerais é atração dos 90 anos do Cine Brasil

No coração da capital mineira, Cine Theatro Brasil Vallourec comemora nove décadas de abertura

No coração da capital mineira, Cine Theatro Brasil Vallourec comemora nove décadas de abertura

14 6 2022 miniosmg

Uma parceria memorável celebra os 90 anos de inauguração do Cine Theatro Brasil – o espaço, que é marco da arquitetura e produção cultural belo-horizontina, convida a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), corpo artístico do cinquentenário Palácio das Artes (Fundação Clóvis Salgado), para interpretar um de seus concertos de maior sucesso: Música de Cinema. A OSMG se apresenta sob regência de Sérgio Gomes, nesta quarta-feira, dia 15, às 20h30, no Grande Teatro Unimed BH do Cine Theatro Brasil Vallourec.

O repertório é dedicado à obra do compositor John Williams, com obras intimamente ligadas à história do Cine Brasil: trilhas sonoras das sagas Harry Potter e STAR WARS, além dos longas Indiana Jones, Superman, Jurassic Park e A Lista de Schindler. Os concertos contam, também, com a exibição simultânea de imagens de alguns filmes, e participação especial de integrantes de vários fã-clubes, ao melhor estilo cosplay. Os ingressos já estão à venda no site e na bilheteria do teatro (Av. Amazonas, 315 – Centro).

Ainda como parte das celebrações de nove décadas do Cine Brasil, reforçando a parceria da instituição com a Fundação Clovis Salgado, no dia 20 de julho, o Coral Lírico de Minas Gerais se apresenta gratuitamente na Praça Sete, em frente do Cine. Já no dia 29 de julho, a OSMG apresenta novamente o concerto Música ao Teatro. “Queremos convidar as pessoas a celebrar conosco a história desse importante centro cultural que até hoje é um importante centro cultural que movimenta a cultura e a arte da capital mineira. A cidade se apresenta no Cine Brasil, e queremos dividir isso com o público”, reforça Sandra Campos, gerente do espaço. Ela lembra que, além das apresentações, o público pode desfrutar de um novo Café, com novo horário de funcionamento e cardápio reformulado.

Para Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, é uma grande alegria celebrar os 90 anos de um espaço cultural tão importante para a cidade, como o Cine Theatro Brasil Vallourec. “Nos orgulhamos muito por estarmos juntos nessa comemoração. São espaços parceiros, instalados no eixo da Avenida Afonso Pena, e que têm importante atuação cultural no Centro de Belo Horizonte, com programação de qualidade e a preços populares. Desejamos vida longa ao Cine Theatro Brasil Vallourec”, comemora.

O concerto Música de Cinema é realizado pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas, Cine Brasil Vallourec, Instituto Cidades Criativas, APPA – Arte e Cultura e pela Fundação Clóvis Salgado. O concerto tem apresentação da Cemig e como patrocinadores o Instituto Unimed BH (pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores), ArcellorMittal, AngloGold Ashanti e Usiminas por meio da Lei Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, além do apoio cultural do Instituto Hermes Pardini.

Um pouco de história
Na Belo Horizonte dos anos 30, o crescimento econômico provocou uma mudança na ocupação do centro da cidade: a área até então destinada a residências passou a receber prédios comerciais. Com o aumento da densidade populacional, a jovem capital projetada por Aarão Reis se viu também diante do fenômeno da verticalização, e cada vez mais, os grandes edifícios passaram a fazer parte da paisagem. É nesse cenário de efervescência urbana e cultural – com a vida noturna agitada dos cassinos, teatro de revista, bailes e salas de cinema – que surge o Cine Theatro Brasil, em 14 de julho de 1932.

Pioneirismo sempre foi um dos sobrenomes do Cine Theatro Brasil. O primeiro prédio da cidade sob a influência do estilo Art Déco, projetado por Alberto Murgel, é ainda uma referência para a arquitetura urbana moderna e um marco para BH. Inspirado na tradição francesa que apostava em volumes geométricos bem definidos, pouca ornamentação e vitrais de ferro e vidro martelado, a construção também rompeu barreiras ao utilizar concreto armado, importado da Inglaterra. Seu estilo arquitetônico abriu caminho para novas construções das décadas seguintes, incluindo as sedes da Prefeitura Municipal e dos Correios. Ao lançar essa tendência, o Cine desempenhou ainda papel fundamental e tornou Belo Horizonte uma das cidades brasileiras de referência no estilo Art Déco.

Inaugurado como o maior cinema do país, as telas do Cine Brasil receberam os principais filmes que marcaram a fase áurea da produção cinematográfica. Após as sessões de estreia do filme Deliciosa (romance musical estrelado por Janet Gaynor e Raul Roulien), que reuniram 5 mil pessoas, a programação variada do Cine exibiu ainda produções como E o Vento Levou (exibido em novembro de 1940, por dez dias consecutivos), o desenho Branca de Neve, e Aviso aos Navegantes, filme carnavalesco da Atlântida com Oscarito e Grande Otelo.

Durante alguns anos, o Cine Theatro Brasil foi também o prédio mais alto da capital. Com seus oito andares, atraiu turistas e moradores que pagavam ingresso para visitar o terraço e avistar toda a Serra do Curral. O Cine Theatro Brasil tornou-se também ponto de encontro da sociedade belo-horizontina e recebia os tradicionais bailes de carnaval que aconteciam nos foyers. Além do antigo teatro com 1.827 lugares, por muitas décadas o prédio abrigou salas comerciais e espaços tradicionais como o Bar Brasil e o primeiro Restaurante Popular de Minas Gerais, inaugurado por Juscelino Kubitschek em 1952.

Com o surgimento dos shoppings centers e dos novos hábitos de lazer e consumo, as salas de rua começaram a entrar em declínio em todo o Brasil e, em 1999, o Cine Brasil encerrou suas atividades com a exibição de “O Especialista”, de Sylvester Stalone.

Em 2006, a Fundação Sidertube adquire o prédio e inicia o processo de restauração, com o intuito de transformá-lo em um novo centro de cultura para a população de Belo Horizonte. Após sete anos de trabalho, em 2013 o Cine Theatro Brasil Vallourec é reinaugurado e reaberto com uma das exposições de maior sucesso na capital mineira: Guerra e Paz, de Cândido Portinari.

OSMG e Sérgio Gomes
Considerada uma das mais ativas do país, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior de Minas Gerais. Seu atual regente titular é Silvio Viegas. Criada em 1976, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais em 2013 e participa da política de difusão da música sinfônica promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, em diversos projetos na capital e interior.

O maestro Sérgio Gomes é graduado pela UFMG em 1997. Nascido no estado do Rio de Janeiro, ele iniciou seus estudos musicais com o pai – o maestro Sebastião Gomes – e em 1981, foi convidado a participar da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais como primeiro trompista e solista. Esteve à frente da OSMG na Série Sinfônica no Museu, Concertos Educativos, Concertos no Parque, Concerto na Cidade, Sinfônica ao Meio-Dia, Sinfônica em Concerto e Sinfônica Pop. Sérgio é o primeiro trompista solista da OSMG.

Programa
Harry Potter – e a Pedra Filosofal
Tema de Hedwig
A pedra filosofal
Nimbus 2000
As Maravilhas de Harry

Indiana Jones
Superman
Jurassic Park
A lista de Schindler
Star Wars – Suíte para Orquestra
Título principal
Tema da Princesa Leia
Marcha Imperrial (tema Darth Vader)
Tema Yoda
Sala do Trono & Título Final

Serviço
90 anos – Cine Theatro Brasil Vallourec
Concerto especial Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – Música de Cinema
Regência – Sérgio Gomes
15 de junho (quarta-feira) | 20h30 | Grande Teatro Unimed BH
Ingressos: R$:40,00 (inteira) / R$20,00 (meia) | Vendas no site e bilheteria do teatro (Av. Amazonas, 315 – Centro)
Informações: (31) 3201.5211

Fonte: https://www.secult.mg.gov.br/

Compartilhar

John Doe

John Doe

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Comentários

Assine a nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Relacionados