Sociedade

Viçosa leva três grupos para Festival Internacional de Hip Hop

19ª edição do Festival Internacional de Hip Hop (FIH2) acontece neste final de semana em Curitiba

Viçosa leva três grupos para Festival Internacional de Hip Hop

Neste final de semana, entre os dias 8 e 10 de julho, acontece a 19ª edição do Festival Internacional de Hip Hop (FIH2), em Curitiba-PR. O evento, referência na área das Danças Urbanas, reunirá mais de 90 grupos de dança e 2000 dançarinos no Teatro Positivo, o maior do Paraná e um dos mais bem equipados do Brasil. Desde o seu início, no ano de 2002, o festival registrou a passagem de mais de 23.000 bailarinos e 118.000 espectadores.

Representando o município de Viçosa, estarão presentes no FIH2 deste ano duas turmas das oficinas de Danças Urbanas do Centro Experimental de Artes: V8 Crew, com a coreografia “Entre Flores, Entre Dentes” do professor Cleison Lana; e Na Manha Crew, com “Na Minha Pele”, do professor Luís Filipe Claudino Gomes (Fil). O grupo de passinho “Os Atuais” também estará presente com a coreografia “Não Sou O Que Você Vê”.

As três equipes de Viçosa foram classificadas para o Festival após suas apresentações no último Conexão Hip Hop, realizado em abril de 2022. Ao todo, 39 artistas viçosenses, além da equipe técnica acompanhante, terão a experiência no Festival Internacional de Hip Hop, sendo apoiados pela Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes de Viçosa para ônibus fretado e hospedagem em hotel na cidade de Curitiba.

“Há 8 anos nós realizamos o Conexão Hip Hop, que além de ser do nosso evento anual das culturas urbanas, é uma das etapas classificatórias do FIH2. Nossos alunos do CEA sempre fazem bonito e já se classificaram oito vezes para o Festival, inclusive conquistando o 1º lugar. É muito importante para nossos jovens ter essa experiência nesse evento que é o maior da América Latina, e por isso não medimos esforços para viabilizar a sua participação”, comenta Thomas Medeiros, Secretário de Cultura.

Com sua presença no FIH2, durante os três dias, os jovens terão contato com dançarinos, professores e pesquisadores de várias partes do Brasil e exterior. Na programação do evento estão incluídos workshops de dança internacionais, uma feira de produtos relacionados à cultura urbana, pista aberta e batalhas de dança, além das mostras e competições dos grupos inscritos.

As apresentações deste ano estão divididas em três noites:

  • 08/07: Competição Sênior (participação V8 Crew do CEA) e Mostra Sênior;
  • 09/07: Competição Avançada (participação Na Manha Crew do CEA);
  • 10/07: Competição Júnior e Mostra Avançada (participação Os Atuais).

Mais informações no site oficial do FIH2: https://fih2.com.br/

Fonte: https://www.folhadamata.com.br/