Bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser imunizados

Nesta terça-feira, dia 1º, tem início a segunda etapa anual de vacinação contra a febre aftosa em Minas Gerais. Bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser imunizados. A campanha vai até 30 de novembro. O prazo para comprovar a vacinação termina em 10/12. No ato da declaração, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) recomenda o recadastramento dos animais da propriedade rural.
A expectativa é a de que sejam imunizados 25,7 milhões de animais em todo o estado para preservar a sanidade dos rebanhos, manter o atual status sanitário de livre com vacinação conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal e, atender aos compromissos comerciais com países que compram a carne brasileira.
O gerente de Defesa Sanitária Animal, Guilherme Costa Negro Dias, lembra que os estabelecimentos que comercializam vacinas contra a febre aftosa devem estar cadastrados no IMA e que a venda do imunizante deve ser acompanhada da emissão de nota fiscal. Além disso, ele reforça que o transporte das vacinas deve ser efetuado em recipiente próprio capaz de manter a temperatura ideal de conservação entre 2ºC e 8ºC. Essa temperatura de acondicionamento deve ser mantida até a aplicação no animal.
A Declaração da Vacinação pode ser realizada de diversas formas. Por meio do Portal do Produtor, pelo site ima.mg.gov.br, por e-mail do escritório do IMA correspondente ao município, nos postos de atendimento e conveniados ou, ainda, presencialmente, em uma das unidades do Instituto.
O produtor que não vacinar ficará sujeito a autuação no valor de R$119,25 por animal. Já aquele produtor que vacinar, mas não declarar a vacinação no prazo, estará sujeito a autuação de R$23,85 por animal.