Turismo & Lazer

Uma viagem no tempo em Ouro Preto e Mariana

Ouro Preto é Patrimônio histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, a antiga Vila Rica possui hoje o maior conjunto arquitetônico do barroco no país, conhecido no Brasil e exterior. Logo, não faltam opções para se viver uma imersão na história com as crianças.  

Onde levar os pequenos?

Conheça a Igreja São Francisco de Assis, obra prima de Aleijadinho e Mestre Ataíde com uma belíssima arquitetura barroca, e em frente visite a Feira de Artesanato em Pedra Sabão.

Caminhe pelo Centro histórico de Ouro Preto, pelas ruas de paralelepípedo e admire o casario colonial, logo após visite o Museu da Inconfidência que abriga um acervo de objetos e manuscritos da Inconfidência Mineira, além de ser uma antiga cadeia e Casa de Câmara.

Museu da Inconfidência – Ouro Preto

Feira do Artesanato em Pedra Sabão – Ouro Preto
https://twitter.com/mturismo/status/992086383627067392?lang=fr

Já finalizando seu passeio vá ao Museu Casa dos Contos, o local serviu para abrigar a Junta da Real Fazenda e a Intendência do Ouro, por isso é chamada Casa dos Contos. Outra sugestão é conhecer o Parque Estadual do Itacolomi, sendo possível acessá-lo por Ouro Preto e Mariana.

Como abordamos aqui um roteiro mais objetivo para experiência das crianças é hora de pegar o trem e seguir com destino a Mariana. Se informe com antecedência sobre horários, valores e funcionamento.

A viagem de trem é um passeio inesquecível pela ferrovia de 18km revitalizada pela Vale, passando por trechos da Estrada Real. A locomotiva e seus carros foram cuidadosamente reformados, preservando as características originais, sendo um importante atrativo turístico.

Mariana foi a primeira cidade de Minas Gerais, é atualmente um importante centro religioso do estado. Concentra um grande casario colonial preservado, museus, igrejas, por isso caminhar pelo centro histórico será algo muito prazeroso.

Inicie sua visita pela Mina da Passagem que é a maior mina de ouro aberta à visitação pública do mundo, e contemple um lindo lago com águas cristalinas no final da descida, além de vários salões e galerias.

Não deixe de levar seus filhos na Praça Minas Gerais que é cercada por importantes monumentos históricos que são patrimônios culturais. Visite também as Igrejas no entorno da Praça.

Ao final desse roteiro não deixe de ir a um dos excelentes restaurantes de Mariana, muitos possuem um espaço kids bem completo para o lazer dos pequenos!