Cidades

UFV disponibiliza coleção de cartões postais em homenagem aos 150 anos de Viçosa

Mais de 100 cartões postais estão disponíveis para visualização on-line. Eles retrataram diferentes épocas e lugares da cidade entre 1998 a 2002

UFV disponibiliza coleção de cartões postais em homenagem aos 150 anos de Viçosa
Foto: Arquivo Central e Histórico da UFV (ACH-UFV)

Para celebrar o aniversário de Viçosa, o Arquivo Histórico da UFV divulgou mais de 100 imagens do município. As fotografias circularam na cidade entre 1998 e 2002, por meio de cartões-postais, e retratam a paisagem, a estrutura e a beleza de Viçosa, suas principais instituições, praças e edificações ao longo do século XX.

As imagens, produzidas por fotógrafos e produtores que residiram ou atuaram na cidade, ficaram disponíveis no comércio local e foram adquiridas e conservadas por Valéria Maria Vidigal Felipe, aluna egressa da UFV, formada em agronomia em 1974, e residente em Viçosa. A doação ocorreu por intermédio da pesquisadora Aline Soares Martins, que, em 2018, ao produzir sua dissertação no Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania na UFV, teve contato com a colecionadora.

As imagens dos cartões estão disponíveis na plataforma de acesso, descrição e difusão do patrimônio documental da UFV e podem ser acessadas AQUI.

Parte da coleção e de acervos de outros munícipes ainda estão disponibilizados no blog cidadeemmovimento.blogspot.com, também resultante da dissertação Cidade em movimento: Um estudo sobre as significações da paisagem do centro urbano de Viçosa (MG) por meio de memórias, representações e vivências (1916-2018), defendida por Aline.

Vale lembrar que os interessados em colaborar com a descrição das imagens ou realizar doações de fotografias podem entrar em contato pelo e-mail arquivo.historico@ufv.br.

Fonte: https://www.folhadamata.com.br/