Cultura

Tudo é Jazz retorna a Ouro Preto em comemoração a 20 anos de atividades
Pode ser uma imagem de texto que diz "Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Gerdau apresentam STIVA Joz UDO MIGUEL BURNIER 12A14 12 14 DE JUNHO DE 2022"

O Tudo é Jazz, festival Internacional de jazz, retorna com atividades presenciais a Ouro Preto. Os organizadores do evento estiveram nesta quarta-feira, dia 8, na sede do executivo municipal, para apresentar ao prefeito Angelo Oswaldo, à vice prefeita, Regina Braga e ao chefe de gabinete, Zaqueu Astoni, o planejamento completo do festival. Este ano, a programação é mais extensa, viajando pelo interior de Minas Gerais até chegar em Ouro Preto no dia 30 de julho. O circuito musical conta com atividades neste final de semana no distrito de Miguel Burnier. Entre os dias 12,13 e 14 de junho, o Tudo é Jazz vai ao distrito com apresentação de palestras, oficinas e shows. 

O prefeito Angelo Oswaldo recebe com entusiasmo o retorno do festival à cidade: “Tudo é Jazz, um dos mais importantes festivais de música já realizados no Brasil, volta agora, com força total, para celebrar os seus 20 anos e o sucesso de Ouro Preto como palco da nossa melhor música”, ressalta Angelo.

Rud Carvalho, diretor do Tudo é Jazz, destaca o momento de expor ao município, que também está apoiando o evento, a organização completa da festividade: “Hoje foi o dia em que a gente teve a oportunidade de apresentar o que conseguimos de patrocínio e programação para o Angelo. Então a gente teve a oportunidade de alinhar os detalhes e fechar como vai ser executado o festival”. 

Já a vice-prefeita, Regina Braga destaca a atenção da organização do Tudo é Jazz ao distrito de Miguel Burnier: “Eu, particularmente, estou imensamente feliz, porque como há o patrocínio da empresa Gerdau, através da Lei de Incentivo à Cultura, nós teremos três dias de atividades e apresentações artísticas no distrito de Miguel Burnier. Então, a gente fica muito feliz de Burnier estar sendo contemplado, lembrado. E, em nome da comunidade, a gente agradece aos organizadores do Tudo é Jazz e a Gerdau por ter incluído o distrito ao Festival Internacional de Jazz, muito orgulhosa por isso.”

O Tudo é Jazz, realizado desde 2002 nas ladeiras de Ouro Preto, é considerado o maior e mais tradicional festival de jazz do Brasil, além de ser avaliado como um dos maiores eventos do gênero no país. O evento é realizado de forma gratuita e aberta ao público, além das apresentações realizadas neste final de semana no distrito de Miguel Burnier, o Festival Internacional de Jazz será realizado na sede, entre os dias 30 de julho e 7 de agosto. Em breve, divulgaremos as apresentações que ocorrerão neste período.

Confira a programação em Miguel Burnier: 12 a 14 de junho

Dia 12 de junho – Domingo

9h – Palestra com Ronaldo Fraga sobre pessoas que fizeram música e são inspiração para a moda no Brasil. A música como um insumo importante com a produção de vestir. Conexão sobre o conceito da música projetada na moda e artesanato.

Local: Centro Comunitário de Miguel Burnier – Rua João Gonçalves 76.
15h – Roda de conversa Educação Afrocentrada – nossas raízes

Local: Auditório da Gerdau
16h – Roda de conversa Forja de tambores a partir do ferro

Local: Atrás da Igreja do Sagrado Coração de Jesus
17h – Aula de percussão e tambores

Local: Atrás da Igreja do Sagrado Coração de Jesus
18h – Pocket show: Amorina
Local: Atrás da Igreja do Sagrado Coração de Jesus

19h – Pocket show: Samba Preto Choro Jazz
Local: Cortejo saindo de atrás da Igreja até a frente da Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Dia 13 de junho – Segunda-feira
09h – Oficina de Pintura de Mural com artista plástica Bolinho – Público Infantil –
Local: Escola Municipal de Miguel Burnier
18h30 – Oficina de capacitação do setor turístico – Marketing Pessoal – SENAC
Local: Auditório da Gerdau

Dia 14 de junho -Terça-feira
18h30 – Oficina de capacitação do setor turístico – Empreendedorismo SENAC
Local: Auditório da Gerdau