Esporte

TREINO NO VERÃO – Leonardo Santos

 

Opte por correr na esteira, trilha ou perto da água, reduza a intensidade e apostem em roupas que favoreçam a transpiração e tenham cores claras

No verão, várias cidades brasileiras estão entre as mais quentes do mundo. Neste caso uma boa performance e temperatura elevadas não combinam. E não é só o calor que atrapalha as corridas de verão, a umidade também é um problema. É importante você saber quantos graus estará fazendo na hora do seu treino, mas a umidade relativa (UR) do ar que vai influenciar em como você vai se sentir. Algo em torno de 70 a 80% pode elevar bastante a sensação térmica. Os atletas de ponta têm o cuidado de observar a temperatura e a umidade do local no dia da prova. De uma maneira geral, algo em torno dos 14 graus com uma umidade na casa dos 50% se torna um palco interessante para esses atletas quebrarem recordes. Da mesma forma que uma temperatura na casa dos 30 graus com UR de 70% pode fazer com que esses mesmos atletas tenham uma queda de desempenho de 10, a 20%. Quando você corre, a temperatura do seu corpo sobe naturalmente, seu organismo produz gotas de suor para levar o calor gerado pela atividade para a superfície da pele, e lá elas evaporam (e elas precisam evaporar para que esse processo seja completado). Mas com uma UR elevada, esse processo de evaporação é prejudicado, por isso você tem aquela sensação de que está encharcado de suor. Logo, mais calor permanece em você, diminuindo o seu rendimento. Outro ponto muito interessante é que quanto maior for a massa corporal do corredor, maior é a carga carregada e mais calor o seu corpo gera, facilitando o superaquecimento. E com o passar dos anos, seu corpo tende a se tornar menos adaptável ao calor, reduzindo a capacidade de se resfriar com eficiência.

Sugestões de como continuar treinando minimizando os efeitos do calor e da umidade:

– Treine na esteira, cuidado com a camisa molhada depois do treino. Seque-se e troque por uma seca.

– Outra opção é uma corrida na trilha ou perto da água (essas superfícies absorvem menos o calor e lagos e rios oferecem entornos mais frescos).

– Reduza a intensidade do seu treino fazendo mais caminhadas.

– Aposte em roupas que favoreçam a transpiração, opte por cores claras (pois absorvem menor quantidade de raios solares).

– Use viseira, seu corpo libera calor pela cabeça e um boné (que cobre o couro cabeludo) pode atrapalhar esse processo.

– Caso se encontre numa situação com pouca água e você tenha que escolher entre beber e jogar na cabeça, opte pela primeira opção, aposte na hidratação.

– Por último fique atento aos primeiros sinais de exaustão: fadiga, náusea, tontura, dor de cabeça e confusão mental. Pare o exercício se sentir algum deles, mesmo se ainda não tiver acabado o seu treino ou a sua prova.

9f4aec3f-4ea3-42db-b135-a4702ccc9c22Professor Leonardo Santos

Licenciado e Bacharel em Educação Física UNIPAC

Especialista Em Atividade Física em Saúde e Reabilitação cardíaca UFJF.

Coordenador da Academia Master Fitness – Barbacena MG

CREF 019722/G-MG