Cultura

Treinamento cênico voltado para artistas da música, Rampa abre inscrições para sua terceira edição

Interessados podem se inscrever até segunda-feira (25); encontros presenciais, que acontecem de 10 de maio a 16 de julho, vão culminar na montagem de um espetáculo

Projeto que busca discutir e embaralhar os conceitos de teatro e música através de treinamentos artísticos, o Rampa está com inscrições abertas para sua terceira edição. Os interessados em participar podem se inscrever até a próxima segunda-feira, 25 de abril, pelo e-mail treinamentorampa@gmail.com. Mediados pelos artistas Marcelo Veronez e Marina Viana, os encontros acontecem entre 10 de maio e 14 de julho, no Teatro 171 e na Gruta. Nesta edição, o Rampa trabalhará o processo de formação e montagem teatral a partir do texto “À Tardinha no Ocidente”, de Marina Viana, que foi aos palcos com a Primeira Campainha. O projeto inclui também duas apresentações do espetáculo, nos dias 16 e 17 de julho, marcando o encerramento das atividades.

Criado inicialmente com o objetivo de promover a qualificação de artistas da música na arte da performance e impulsionar o desenvolvimento cênico desses profissionais em suas apresentações, o Rampa agora oferece uma oportunidade para que os selecionados experimentem a prática teatral. Os selecionados participarão, ainda, de oficinas transversais ministradas por Suely Machado, Ernani Maletta e Cristina Streva, que acontecerão durante os encontros presenciais, às terças, quartas e quintas, das 10h às 13h.  Para se inscrever, o artista deve enviar um e-mail contando um pouco de sua história e dizendo por que quer participar do Rampa. O projeto oferece aos selecionados uma ajuda de custo para despesas com deslocamento e alimentação nos dias de treinamento.

Sobre o espetáculo

Como um desabafo sobre a história brasileira, nasceu o espetáculo “À Tardinha no Ocidente”, concebido de forma compartilhada entre as atrizes da Primeira Campainha – Marina Arthuzzi, Marina Viana e Mariana Blanco – e os artistas convidados Dayane Lacerda, Denise Lopes Leal e Byron O’Neill. Elaborado durante o processo de criação, o texto percorreu alguns momentos históricos do Brasil, da Velha à Nova República, da morte de Getúlio em 54 à promulgação da constituição de 88, do AI 5 em 68 ao confisco das poupanças em 90.

No tabuleiro, encontram-se personagens desta trama escrita por inúmeras mãos: a Utopia, a Anarquia, a Monarquia, a República e a Ditadura. Caricaturas de períodos, formas de pensamento e organização que, postas num jogo, se implicam, se completam e se contrastam. É a partir dessa perspectiva que Marina Viana e Marcelo Veronez guiarão os estudos para a remontagem e a revisão dos temas abordados na primeira versão, atualizando para os temas atuais, já que o espetáculo foi apresentado pela última vez em 2014.

Sobre o Rampa

Com produção de Ana Cecília Assis, o Rampa é um projeto idealizado pela Maracujá Produção (Marcelo Veronez) e realizado pela Afinal, Cultura (Val Soares e Alê Abreu). A terceira edição é viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc (MG), por meio do Edital 01/2021 para Organizações da Sociedade Civil. A primeira edição do curso aconteceu em 2019, com Marcelo Veronez, Cláudia Manzo e Luisa Bahia, profissionais com formação e experiência em teatro, música e dança. Junto a 16 artistas da música selecionados, foram desenvolvidas atividades e pesquisas relacionadas à performance, por meio de exercícios e práticas teatrais.

Na segunda edição, em 2021, o treinamento se dividiu em duas etapas. A primeira consistiu em pesquisar os processos de trabalho de Suely Machado, Ernani Maletta e Babaya, mestres das linguagens do teatro, da dança e da música em Belo Horizonte. Para isso, Marcelo Veronez e Raquel Castro, atriz e professora, se debruçaram em mais de 136 horas de entrevistas e encontros online com os três pesquisados. Na segunda etapa, o material recolhido foi transformado em workshops ministrados nos Centros Culturais de Belo Horizonte.

Serviço: Inscrições Rampa 3 
Quando. Até 25 de abril, segunda-feira 
Como. Mandar e-mail para treinamentorampa@gmail.com se apresentando e dizendo por que quer participar do Rampa
Encontros. De 10 de maio a 14 de julho, no Teatro 171 e na Gruta; segundas, quartas e quintas, das 10h às 13; espetáculos nos dias 16 e 17 de julho
Mais. Instagram