Cultura

Tiradentes é tema do Brasil das Gerais, da Rede Minas

Feriado nacional faz referência ao dia da morte de Tiradentes

Para comemorar o feriado do Dia de Inconfidência, também chamado por Dia de Tiradentes, o Brasil das Gerais desta quinta-feira (21), traz os fatos e as contradições nos relatos sobre sobre Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes. 

No programa, o historiador Fernando Figueiredo e o professor de história da Unesp, André Figueiredo Rodrigues, contextualizam os acontecimentos que cercaram a vida de uma das grandes figuras da história do Brasil. Tiradentes foi um dos participantes ativos da conspiração chamada Inconfidência Mineira, um dos principais movimentos que ocorreu na então capitania de Minas Gerais contra o domínio português. Foi condenado à forca por traição à Coroa Portuguesa, sendo executado em 21 de abril de 1792. Por sua conspiração, Tiradentes se tornou um herói da nação na visão dos republicanos.

A data de sua execução foi instituída feriado nacional no Brasil em 1965, pelo marechal Castelo Branco, então presidente da República. O feriado ganhou o título Dia da Inconfidência, popularmente conhecido como Dia de Tiradentes.  

Apresentado por Patrícia Pinho, o Brasil das Gerais vai ao ar nesta quinta (21), às 13h, pela Rede Minas e no site da emissora: redeminas.tv. 

Como sintonizar: redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

Acesse as redes sociais:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas

Fonte: https://www.secult.mg.gov.br/