Cultura

Sistema Estadual de Museus realiza levantamento sobre participação de museus de Minas Gerais na Semana Nacional de Museus
10 5 2022 minimuseumineiro

No dia 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus! A data foi estabelecida pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM – International Council of Museums) e é celebrada desde 1977. O objetivo desta data comemorativa é promover a conscientização a respeito da importância dos museus como espaços de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento da compreensão mútua, cooperação e harmonia entre povos.

Nesta linha, o ICOM lança a cada ano um tema diferente para a celebração da data, que é, também, o mote norteador das atividades da Semana Nacional de Museus (SNM). A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece todo ano, em maio, e envolve grande parte dos museus brasileiros.

O Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEMMG) é o principal apoiador da iniciativa no âmbito do Estado, sendo este uma das unidades da federação com a participação mais significativa de museus. Em 2022, a Semana Nacional de Museus chega à sua 20ª Edição com o tema: “O Poder dos Museus”.

Após dois anos de mudanças na rotina das pessoas e instituições, devido a pandemia provocada pelo novo coronavírus, em 2022, o SEMMG realizou um levantamento do cenário mineiro, utilizando dados disponibilizados pelo Ibram, para avaliar o quadro evolutivo das 3 (três) últimas edições da SNM, referentes aos anos de 2020 a 2022. Nesse estudo, foram comparados os dados relativos ao número de museus cadastrados e atividades ofertadas em relação ao número de municípios participantes da Semana Nacional de Museus.

Assim, no ano de 2020, quando a pandemia atingiu o seu “auge”, no âmbito de Minas Gerais, o número de museus cadastrados e de municípios participantes foi o menor do período avaliado. Já nos anos de 2021 e 2022, períodos de transição, assiste-se a uma adequação dos espaços museológicos para o “novo normal”, demonstrando um “reaquecimento” do setor. Contabiliza-se, em 2022, no comparativo com o ano anterior, um aumento de 54% no número de municípios participantes. Em números absolutos, em 2022, a SNM contou com 79 municípios participantes, contra 51 municípios inscritos em 2021. O aumento no número de museus cadastrados, em 2022, representou 39,6 % a mais do que em 2021. Em 2022, foram 139 instituições participantes, com 348 atividades cadastradas, contra 99 museus cadastrados, com 261 atividades ofertadas, em 2021.

tabela

Esses números apontam o fortalecimento do setor de Museus em MG nesse momento de retomada das atividades, de redução das medidas contra o avanço da COVID-19, em meio a tantos desafios passados por todos durante a pandemia. O aumento na adesão à Semana Nacional de Museus e outras atividades promovidas ao longo do ano, representam direta ou indiretamente o esforço do Sistema Estadual de Museus de MG, em contribuir e consolidar as políticas públicas para o setor museal e os resultados desse levantamento demonstram a capacidade de mobilização do setor com reflexos positivos para as instituições, tanto na formação e aumento de público, quanto na visibilidade e consolidação do museu.

Fonte: https://www.secult.mg.gov.br/