Cultura

Sertão Mundo: Espaço do Conhecimento UFMG inaugura ambiente presencial relacionado a exposição que homenageia Guimarães Rosa
3 3 2022 miniespaco

Recém inaugurado, o novo ambiente do primeiro andar do prédio do Espaço do Conhecimento permite aos visitantes uma experiência imersiva de percorrer os diversos pontos da exposição Sertão Mundo. Ao chegar no museu, os visitantes têm acesso a duas telas para navegar pelo Sertão de Guimarães Rosa através de um mapa virtual. Em um dos computadores, o som é emitido livremente. Já no outro, o visitante pode inserir seus fones de ouvido e explorar as diversas instalações de acordo com suas próprias escolhas.

A Sertão Mundo foi concebida para o ambiente virtual e tem como referência o Sertão, este lugar tão característico e presente na obra do escritor João Guimarães Rosa. Através de uma viagem por suas diferentes interpretações, seja na música, nos bordados, na dança, na culinária, nos brinquedos e brincadeiras, sonoridades, jogos digitais, artes visuais e literatura, é possível apreciar escutas e vozes de muitos Brasis. 

A exposição foi lançada gradualmente, em temporadas, que abrigam diferentes instalações: a 1ª temporada está disponível desde 1º de setembro;  a 2ª foi lançada em 16 de outubro, na Virada Cultural de BH;  a 3ª foi um presente ao aniversário de BH e está disponível desde 11 de dezembro. Já a  4ª e última temporada chegou em 15 de janeiro. A exposição completa com todas as instalações pode ser acessada em http://exposicaosertaomundo.com.br.  

Também é possível visitar o quinto andar do Espaço do Conhecimento, onde imagens do céu noturno e de objetos astronômicos irão transportar o visitante para a instalação Órion, onde será possível apreciar um céu de primavera no Sertão. 

Sertão Mundo tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e o apoio da Aliança Francesa BH, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, do Museu Casa Guimarães Rosa e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com a cessão de acervo do Museu de Arte da Pampulha – MAP.

Traga sua máscara, seus fones de ouvido e viaje pelo universo da Sertão Mundo!

Serviço:
Espaço do Conhecimento UFMG inaugura novo ambiente presencial relacionado a exposição que homenageia Guimarães Rosa
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários
Entrada gratuita

Fonte: https://www.secult.mg.gov.br/