Cultura

Semana Estadual de Incentivo à Literatura tem programação inspirada no Ano da Mineiridade

Iniciativa reúne mais de 100 atividades e será realizada de 18 a 23 de abril, em várias bibliotecas de Minas

11 4 2022 minisemanasistema

O jeito único do povo mineiro é o tema da segunda edição da Semana Estadual de Incentivo à Literatura de Minas Gerais. Iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBPMG), o evento vai abordar o Ano da Mineiridade com mais de 100 atividades que serão realizadas, de 18 a 23, de abril pelas bibliotecas que integram o SEBPMG.

Com a maioria da programação presencial, e cumprindo todos os protocolos de saúde ainda vigentes no estado, a II Semana Estadual de Incentivo à Literatura vai reunir cerca de 70 bibliotecas vinculadas ao Sistema. O evento propõe uma série de ações reflexivas, atividades formativas e programação artístico-cultural que evidencia a grande diversidade de Minas Gerais.

Para o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, da Secult, Lucas Amorim, a segunda edição do evento reforça o importante trabalho de descentralização das ações da pasta para o fomento da cultura no estado. De acordo com Lucas, a grande participação das bibliotecas reflete a municipalização das políticas públicas no segmento da literatura, além de evidenciar a vasta produção mineira.

“A II Semana Estadual de Incentivo à Literatura nos convida a repensar o estado a partir de um olhar nosso. Para além de evidenciar o jeito mineiro, o evento reúne as bibliotecas vinculadas ao Sistema Estadual em ações presenciais que têm sido fundamentais para difundir o interesse pela literatura, bem como o fomento da cultura no estado”, destaca Lucas Amorim

Programação diversificada
Em um contexto de reabertura das atividades culturais em diversas cidades do estado, as bibliotecas participantes da II Semana Estadual de Incentivo à Literatura propõem diferentes experiências para o público. De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, Cleide Fernandes, o momento é oportuno para a articulação de ações integradas entre os equipamentos.

“É importante unir as bibliotecas públicas e comunitárias em torno de um tema e, por isso, o SEBPMG vem trabalhando para promover a articulação entre elas. A II Semana Estadual de Incentivo à Literatura vem para reunir e divulgar as atividades propostas pelas bibliotecas dos territórios mineiros com o objetivo de incentivar a leitura e a valorização do patrimônio literário do nosso Estado”, aponta.

Em Patos de Minas, por exemplo, a Biblioteca Pública Municipal João XXIII vai promover um café literário com exposição de obras de autores mineiros. O objetivo é refletir sobre como os costumes de Minas têm influência na vasta produção do estado. Além disso, a programação da biblioteca concentra atividades sobre o dialeto falado em nossa região, conhecido popularmente como “mineirês”, e atividades ligadas ao movimento modernista em Minas.

Em Paraopeba, um dos destaques na programação da Biblioteca Pública Municipal Agnaldo Edmundo Silva fica por conta de um varal poético reunindo obras de autores mineiros, em especial, paraopebenses, que será compartilhado com o público. O espaço também vai abordar o sotaque característico do estado e como as diferentes expressões linguísticas de Minas têm influenciado as plataformas digitais.

Já em Belo Horizonte, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais destaca a inauguração de uma mostra artística ligada ao movimento modernista de 1922. Em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna, o equipamento administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, exibe a exposição Moderna, com obras do acervo de Coleções Especiais, destacando a transversalidade entre a Literatura e as demais linguagens.

Em Cambuquira, o público irá conferir, na Biblioteca Pública Municipal Martha Antiero, uma palestra sobre o que é a Mineiridade e como esse conceito define a identidade cultural do povo mineiro. E, na cidade de Itaguara, a Biblioteca Pública Municipal Guimarães Rosa também propõe reflexões sobre o conceito da Mineiridade, mas tendo a produção literária do estado como ponto de partida para as conversas.

A programação completa da II Semana Estadual de Incentivo à Literatura de Minas Gerais pode ser consultada AQUI.

Fonte: https://www.secult.mg.gov.br/