Saúde

Santa Casa de Barbacena conquista quatro novas vagas em residência na área de pediatria

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena já integra o quadro de hospitais de ensino do país, pois possui Residência Médica que é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. A grande e importante novidade é a conquista de quatro novas vagas para a sua área de Residência Médica em Pediatria que estarão disponíveis a partir do próximo ano. Desde 2015, que a Santa Casa passou a ser credenciada e a ter em sua estrutura de funcionamento a Residência Médica. Com esta nova conquista, a entidade passa a ter 06 vagas.

A Residência tem duração de dois anos e os médicos vivenciam a teoria com a prática sob a supervisão dos médicos especialistas que possuem mais experiência. Os residentes participam de todos os atendimentos e trabalho vinculados à pediatria, tanto em níveis de ambulatório quanto hospitalares. Também são envolvidos nas discussões de casos. Uma conquista que só trouxe benefícios para a Santa Casa, primeiro porque provoca nos médicos preceptores estarem se capacitando cada vez mais para preparar os residentes e com isso um atendimento de mais qualidade à população.

O Programa de Residência Médica em Pediatria na Santa Casa é acompanhado e administrado pela Comissão de Residência Médica – Coreme da Santa Casa, que tem como coordenador da Comissão Dr. Cláudio Peixoto de Araújo. Está vinculado ao Ministério da Educação – MEC e ao Ministério da Saúde, entidade mantenedoura das bolsas de estudos para os residentes. A conquista destas novas vagas é resultado do sério trabalho que a entidade vem executando dentro de sua área de Residência Médica e também em prol da qualidade no atendimento à população, uma vez que a Santa Casa é um ‘Hospital Amigo da Criança’.

“As novas vagas trouxeram para nossa instituição a certeza do trabalho sério feito com compromisso da busca de melhorias para toda a população envolvida; formando novos profissionais para os desafios da saúde pública no país”, pontuo Dr. Cláudio Peixoto.

Conquista

Através de um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Ensino, Treinamento e Pesquisa – NETP e da Coreme, foi aprovado pelo vistoriador representante da Comissão de Residência Médica de Minas Gerais – Cerem, à Santa Casa o credenciamento por cinco anos no Programa de Residência Médica em Pediatria, assim como duas vagas para o novo Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade sendo este desenvolvido em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais – Sesaps. É importante ressaltar que estes processos já estão em análise pela Câmara Técnica da Comissão Nacional de Residência Médica do MEC ainda para este segundo semestre. Ao todo, a partir do próximo ano serão oito vagas na área de residência médica.

Flávia Siqueira
Publicitária | Jornalista
(32) 98479.2772