Turismo & Lazer

Santa Bárbara do Tugúrio é conexão com a natureza!

Santa Bárbara do Tugúrio está distante apenas 30 km de Barbacena, na região “Campos das Vertentes”, sendo a maior produtora de banana da região. Por essa razão, anualmente acontece a Festa da Banana que atrai muitos visitantes para a pequena cidade de cerca de 5 mil habitantes, e é claro movimenta sua economia local.

Hoje outro destaque é sem dúvida o seu grande número de atrativos naturais como trilhas, cachoeiras e mirantes. Com um grande número de quedas d’água em  seu território, hoje ostenta o título de “Capital das Cachoeiras do Campo das Vertentes”. O município possui o impressionante número de 50 cachoeiras conhecidas, incrível né?

Uma ótima notícia para os amantes de cachoeiras, pois não é preciso ir tão longe para se conectar a natureza! Com um grande número como esse é impossível listar todos aqui, mas ao visitar a região se informe e se organize para aproveitar ao máximo o passeio.

Confira alguns atrativos indicados:

Cachoeira do Ramalho – uma das maiores e a mais famosa da cidade com fácil acesso;

Circuito Escadinha da Penitência – formado pela Trilha da Penitência, pelo Mirante com sua famosa gangorra e com as Cachoeiras da Escadinha e da Panela;

Circuito Vale do Sumidouro – possui trilhas, mirantes e ainda 7 cachoeiras ao longo do Riacho do Sumidouro;

Mirante do Japão – bela vista e rampa de vôo livre.

Existem cachoeiras com quedas menores e lagos maiores e menos profundos ideal para crianças!

Não se esqueça de procurar um guia local para um passeio seguro e tranquilo!

Rampa de vôo livre Vale do Japão.
https://www.guia4ventos.com.br/rampas-do-brasil/36-rampas-de-voo-livre-mg/588-santa-barbara-do-tugurio-rampa-vale-do-japao-mg

Foto: @santa_barbara_do_tugurio