Notice: Undefined variable: categoria in /home/vivaminas/www/wp-content/themes/vivaminas/content.php on line 26

RESPLENDOR ENCERRA TEMPORADA DO PROGRAMA ESTAÇÕES, DA REDE MINAS, NESTA TERÇA (15)

A presença de indígenas, a construção da cidade depois da chegada do trem e a agricultura que deu início ao desenvolvimento e a imigração são algumas das histórias curiosas, do município do Vale do Rio Doce, que a atração mostra.

Resplendor – divulgação Rede Minas

A história de Resplendor, no Vale do Rio Doce, poderia parecer enredo de novela se não fosse real. O trem chegou ali antes de se tornar uma cidade, em 1908. Foi a locomotiva quem deu o apito para dar início à formação do distrito, que só foi povoado em 1911. Três décadas depois da chegada dos trilhos, Resplendor foi emancipada. Os desembarques na estação ferroviária trouxeram o desenvolvimento. No local, foi dado início ao plantio de café, que encheu os vagões do trem e ganhou o mundo. Se as exportações aumentaram, a imigração também com a chegada de alemães e italianos nas terras, que já eram habitadas por indígenas. Essas são algumas das histórias e curiosidades que o programa Estações mostra nesta terça (15), na Rede Minas, no episódio que encerra a temporada.

Para falar sobre a formação da cidade e a importância da ferrovia, o programa conversou com a historiadora Sandra Nicoli. O programa ainda traz entrevistas com João Krenak e Anderson Krenak, que contam sobre a aldeia indígena onde vivem os descendentes dos botocudos. Depois de sofrer uma perseguição da coroa portuguesa, que declarou guerra à etnia, os indígenas foram vítimas de um massacre décadas mais tarde, como revela o historiador Haruf Salmen Espindola, na atração. Mais tarde, a ditadura impôs um preço caro a esse povo, que foi aprisionado. Hoje essa história ganha mais um triste capítulo, em que os indígenas enfrentam outro desafio: as águas contaminadas por causa do rompimento da barragem de Brumadinho.

Resplendor – João Krenak – divulgação Rede Minas

O programa Estações vai ao ar nesta terça (15), às 20h, pela Rede Minas e pelo site da emissora: redeminas.tv. Após a exibição, o programa é disponibilizado no canal da Rede Minas no YouTube: youtube.com/redeminas.

O “Estações”, da Rede Minas, faz parte da programação “Gerais+Minas”. O projeto da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) contempla diversas ações de municipalização da programação das emissoras de comunicação do estado para mostrar a variedade da cultura, culinária, história, arte e natureza em Minas Gerais. A Empresa Mineira de Comunicação é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult – MG). Mais informações no site geraismaisminas.mg.gov.br.

Serviço:
Estações
Último episódio da 3ª temporada: Resplendor
Data: terça-feira (15), às 20h, pela Rede Minas e pelo site da emissora: redeminas.tv

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas

ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Tel: (31) 3254-3000
Whatsapp: (31) 98272-6543

Tatiana Coutinho
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Comunicação Social – Rede Minas
tatianacoutinho.tc@gmail.com
tatiana.oliveira@redeminas.mg.gov.br
+55 31 3254-3081