Sociedade

Quer ajudar os animais? Conheça a Ong Alpa

ALPA (Associação Lafaietense de Proteção aos Animais), foi criada em 1999. É mantida através de doações, e vale ressaltar que não temos abrigo, pois entendemos que isso é responsabilidade do poder público, do qual somos parceiras desde 2012, colaborando com os resgates e tratamentos dos animais sob responsabilidade do município. Realizamos feiras de adoção e coordenamos o projeto de controle populacional ético “Quem ama castra”.

O projeto está ativo desde 2013 e desde então, 14 mil animais já foram castrados gratuitamente. A logística do projeto é itinerante, atendendo toda zona rural e urbana do município, através de um castramóvel adquirido por emenda parlamentar proveniente do estado. Recentemente encerramos o atendimento de 2018 a zona rural, onde quase 500 animais foram castrados. Todos os animais castrados na zona rural, passam por avaliação veterinária na semana anterior a cirurgia, recebendo anti pulgas e vermífugo.

Hoje o projeto “Quem ama castra” é um dos mais completos do país, se tornando referência nacional, principalmente por ser resultado de um trabalho pioneiro que envolve poder público e uma organização não governamental, o que para nós é motivo de orgulho.

instagram @alpaong

Associação de Proteção aos Animais – Conselheiro Lafaiete