Sociedade

Projeto Retratos de Mulher – histórias que inspiram
A  fotógrafa Mariza Tuelher lançou no último mês o Projeto Retratos de Mulher

A fotógrafa Mariza Tuelher lançou no último mês o Projeto Retratos de Mulher, histórias que inspiram. A iniciativa quer mostrar o perfil e trajetória de mulheres de Manhuaçu, cidades da região e também de outros estados que são destaques e incentivar outras mulheres a superar os desafios do cotidiano. Durante o projeto serão realizados ensaios fotográficos, lives e uma exposição fotográfica.

Fotógrafa profissional há 8 anos, Mariza Tuelher realizou diversos trabalhos na área de casamentos, batizados, aniversários, ensaios e outros eventos. No entanto, ela conta que sempre teve um desejo muito grande de desenvolver um trabalho voltado para Retratos, sendo corporativos ou retratos femininos e masculinos, e desenvolver um projeto especial que pudesse de fato inspirar outras pessoas.  “Eu sempre tive esse desejo dentro de mim. A ideia de desenvolver trabalho especial, que pudesse tocar outras pessoas, que pudesse servir de inspiração e, de uma certa forma, transformar também a vida de outras pessoas”, conta.

O incentivo que faltava para lançar o projeto veio ano passado. Mariza Tuelher conta que um fotógrafo de São Paulo, Marcelo Saraiva, a selecionou para fazer as fotos de um ensaio de um para a premiação Prêmio Espírito Público, que reconhece servidores públicos de diversas áreas em todo o país que tiveram iniciativas dedicadas a transformar a vida das pessoas.

Uma das ganhadoras foi a escrivã da Polícia Civil de Manhuaçu, Ana Rosa Campos, que criou o aplicativo Chame a Frida. Quando foi fazer o ensaio da premiada, Mariza Tuelher lembra que durante o ensaio teve a oportunidade de conhecer história dela, de como que surgiu a ideia do projeto, a escolha de colocar o nome Frida. Aquilo foi o insight que ela precisava. “Naquele momento, decidi desenvolver um projeto que pudesse contar histórias de mulheres como Ana Rosa, que se destacam de alguma forma na sociedade, histórias de superação, histórias de mulheres empreendedoras, quero contar essas histórias através do meu olhar fotográfico”.

“Comecei no mês passado com a médica Dra. Sylvia Carvalho Prata, especialista em alergia e imunologia que tem uma linda história de superação, que nos inspira pela sua luta, sua fé em Deus e nos ensina a nunca desistirmos de nossos sonhos”, detalha.

A proposta de Mariza Tuelher é promover um ensaio a cada mês. Em março de 2023, será realizada uma Exposição Fotográfica com os Retratos de todas as participantes do projeto.

“É muito gradifiticante conseguir durante um ensaio captar a essência, a história de cada pessoa, a fotografia de retratos me permite isso, captar pessoas, sentimentos, é um trabalho único, pois cada um de nós temos uma história a ser contada. E durante esse projeto quero contar histórias de mulheres de destaque, histórias que inspiram. Além dos ensaios, faremos também uma live com cada participante para que elas possam compartilhar suas histórias e interagir com o público, ” detalha.

A escrivã Ana Rosa é também uma das convidadas durante o período do projeto. As lives serão transmitidas pelo Instagram do Estúdio Mariza Tuelher @marizatuelherfotografia .

Para Mariza Tuelher, dar voz as histórias dessas mulheres é um sonho que há muito tempo estava esperando um “empurrãozinho” para ser concretizado. “Quero agradecer primeiramente a Deus, ao meu esposo Jefferson Villanova que sempre me apoia nos projetos pessoais e profissionais, as mulheres que já estão participando do projeto comigo e faço o convite para que outras mulheres que tenham histórias inspiradoras possam entrar em contato, será um grande prazer ouvir a sua história e poder contá-la através do Projeto Retratos de Mulher, histórias que inspiram”, concluiu.

Carlos Henrique Cruz – carlos@portalcaparao.com.br
Fonte: https://www.portalcaparao.com.br/