Sociedade

Projeto da UFOP realiza ações no Outubro Rosa

O “Fios de Solidariedade” vai ser entre 20 e 23 de outubro

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) celebra o Outubro Rosa com o Fios de Solidariedade. Em sua sétima edição, o evento traz uma programação que inclui cortes de cabelos nos salões parceiros em Ouro Preto e Mariana, além doação de perucas. Também serão realizados eventos on-line, como palestras temáticas, apresentações artísticas e oficinas. Em parceria com a Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (Refop), a iniciativa pretende, ainda, arrecadar doações para montar cestas básicas que serão destinadas à APAE Ouro Preto e à Comunidade da Figueira de Mariana.

O PROJETO – O Fios de Solidariedade, do Programa Mais Saúde da UFOP, realiza desde 2014 um evento anual com o propósito de esclarecer a comunidade sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer de mama. O evento anual marca o Outubro Rosa, mas também são recebidas doações de cabelo durante todo o ano. A ação tem, ainda, uma parceria com a ONG Fio de Luz, que produz próteses que são ofertadas a pacientes em tratamento ou pós-tratamento oncológico. Durante a pandemia, foram doadas duas perucas e 102 mechas de cabelo que foram recolhidas em cinco salões de Ouro Preto e Mariana.

OUTUBRO ROSA – O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Confira a programação: https://bit.ly/2G3Tqaj

Fonte: https://www.ouropreto.com.br/