Programa de radiojornalismo da UFOP é contemplado em projeto da SBPC

“Curiá”, programa de radiojornalismo para crianças, é contemplado em projeto da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

O programa de radiojornalismo “Curiá”, coordenado pela técnica administrativa Luana Viana, foi contemplado pelo Projeto de Divulgação Científica em Rádio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O repositório de áudios da SBPC reúne materiais produzidos e compartilhados voluntariamente por pesquisadores, professores, instituições de ensino e iniciativas de divulgação científica de todo o país. São contemplados diversos perfis de público e os programas abrangem temas variados, como saúde, energia nuclear, fauna brasileira, entre outros.

O objetivo do projeto é a circulação deste tipo de conteúdo, sobretudo em rádios comunitárias. “Acho importante participar dessas iniciativas que contribuem para a divulgação da pesquisa e da extensão, já que o esforço individual ganha força na coletividade”, analisa Luana. O “Curiá” é uma ação do projeto “Pequenos Ouvintes”, vinculado ao programa de extensão institucional “Sujeitos de suas histórias”, coordenado pelos professores Karina Gomes Barbosa e André Luís Carvalho.

O projeto produz programas de rádio para crianças, estimulando o desenvolvimento desse grupo, além de incentivar a escuta de rádio e de programas sonoros. Os episódios já estão disponíveis para escuta no  site da SBPC. DIVULGAÇÃO – Esta não é a primeira vez que o programa foi contemplado em editais de pesquisa.

O “Curiá” foi selecionado no edital do Sistema UFOP de Rádio — tendo sua programação veiculada nas emissoras de Mariana e Ouro Preto —, além da rádio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na Rádio UFRJ os programas vão ao ar todos os sábados, às 10h. A Rádio Mec, também do Rio de Janeiro, fez uma matéria sobre as produções do projeto. Luana ressalta a importância dessas parcerias entre as instituições. “É muito bacana e contribui para que a gente alcance um público bastante amplo, fazendo circular uma produção que é desenvolvida aqui na UFOP”. 

Acompanhe o siteInstagram e Facebook do projeto.

Fonte: https://ufop.br/

Compartilhar

Picture of John Doe

John Doe

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Comentários

Assine a nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Relacionados