A produção associada tem sido grande aliada do turismo sustentável e incentiva a criatividade no entorno do destino. Investir na estruturação e qualificação à Produção Associada é essencial, pois a mesma é um importante pilar sociocultural e para o desenvolvimento equilibrado da atividade turística, gerando mais oportunidade para desenvolver a economia de um povo.
De acordo com o Ministério do Turismo, o conceito diz respeito a “qualquer produção artesanal, industrial ou agropecuária que detenha atributos naturais e/ou culturais de determinada localidade ou região, capaz de agregar valor ao produto turístico. São as riquezas, os valores, os saberes, os sabores; é o desenho, o estilismo, a tecnologia, o moderno e o tradicional.”
Minas Gerais possui grande potencial nesse sentido e hoje, o turismo tem sido fortalecido através da produção do queijo, cachaça, quitandas, doces ou artesanatos. A alternativa tem sido um caminho viável para o desenvolvimento.
Os benefícios gerados para a atividade turística incluem diversificação e agregação de valor à oferta; aumento da atratividade do destino; e fortalecimento da identidade local, além de agregar maior experiência ao turista. Vemos grande presença na Produção Associada de artesãos, artistas culturais e criativos, pessoas envolvidas com gastronomia, agropecuária, além de produtos locais.
Para a comunidade gera fortalecimento dos produtos locais; geram negócios, ampliam a comercialização; geram a qualificação de produtos; e estimulam a profissionalização e a formalização de pequenos negócios.