Premiada pelo Desafio Criativos da Escola, estudante de Minas Gerais é a primeira brasileira em Conselho Estudantil internacional

Aluna integra grupo formado por estudantes do mundo inteiro que apoiam ações do movimento global Design for Change

Aluna integra grupo formado por estudantes do mundo inteiro que apoiam ações do movimento global Design for Change

Ampliar as vozes de crianças e adolescentes e estimulá-los a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias, é um potente instrumento para a transformação da sociedade. Por isso, o movimento internacional Design For Change (DFC) criou um conselho para estudantes se expressarem e apoiarem nas estratégias da organização. E, pela primeira vez, uma brasileira fará parte do grupo: Maria Clara dos Santos, integrante do projeto Fora da Bolha , premiado na quinta edição do Desafio promovido pelo Criativos da Escola, do Instituto Alana.

A estudante do Colégio Municipal Professora Didi Andrade, em Itabira (MG), tem 14 anos e foi escolhida para representar o Brasil no Conselho Estudantil (Students’ Council) do DFC, um ambiente onde crianças e adolescentes podem expressar seus pensamentos e opiniões sobre formas de promover o empoderamento estudantil. O grupo é formado por 11 alunos com idades de 11 a 16 anos, e, além do Brasil, tem representantes do Chile, Peru, Sérvia, Sudão, Espanha, Nigéria, Quênia, Estados Unidos, Uruguai e Israel.

“Ser a primeira brasileira a fazer parte do Conselho é um sentimento muito gostoso. É uma experiência única e muito bacana de conhecer outras pessoas de outras nacionalidades. A pluralidade de vozes faz toda a diferença, pois é importante ter um Conselho com estudantes de idades, países e culturas diversas, para que o DFC Global possa entender como a gente se sente”, conta a estudante Maria Clara.

Ao longo do ano de 2021, o Conselho Estudantil terá encontros periódicos para saber das ações do DFC e para manifestar suas opiniões, questões e decisões. Dessa forma, os estudantes têm papel fundamental de direcionar as estratégias da organização global no desenvolvimento de ações transformadoras. O grupo ajudará o movimento em uma mobilização internacional e diversa.

Criado em 2009 pela designer indiana Kiran Bir Sethi, o Design for Change atua a partir de uma metodologia de elaboração de projetos dividida em etapas representadas pelos verbos sentir, imaginar, fazer e compartilhar. O movimento global está presente em 65 países e já impactou mais de 2,2 milhões de crianças e adolescentes ao redor do mundo.

Sobre o Instituto Alana

Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

PRÓ Comunicação

[email protected]

Belisa Barga / Elisabete Machado / Juliana Oliveira / Myrian Vallone
Tels. (11) 3030.9401 / 9464 / 9404

Compartilhar

Picture of John Doe

John Doe

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Comentários

Assine a nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Relacionados