Precisamos falar sobre moda consciente

Um conjunto de ações e métodos feitos para ir contra essa corrente da moda tradicional.
Moda sustentável: 5 atitudes simples que você pode tomar - Vestindo  Autoestima

A moda consciente é um termo que surgiu na internet, ao lado de outros como moda sustentável, moda inteligente e minimalismo. Em nossa história recente, esses conceitos se tornaram ainda mais relevantes, sobretudo com a pandemia somada à crise econômica.

Por motivos de propósito ou até econômicos, cada vez mais pessoas buscam pela moda consciente, na expectativa de promoverem mudanças significativas em suas vidas.

Contudo, é importante frisar que, diferentemente da moda sustentável — que tem também muito valor, mas chega com um alto custo para o consumidor, devido à cadeia de produção mais artesanal, com 90% desse processo nas mãos do produtor —, a moda consciente está nas mãos do consumidor. É o agir consciente nas jornadas de compra, como privilegiar o produtor local e artesanal.

Há 5 anos, descobri essa tal moda consciente e não parei mais. Foi quando tudo realmente fez sentido! Sempre gostei de moda, mas parecia que a conta nunca fechava. Quando adquiria a peça must-have do momento, já havia outra sendo exaltada pelos especialistas e fashionistas. Simplesmente, eu nunca conseguia ficar satisfeita. Era um looping infinito!

A virada de chave foi quando descobri meu estilo pessoal, seguindo a filosofia da moda consciente. Atualmente, tento expandir esse conceito, buscando por uma vida minimalista em outros aspectos, mas tenho plena consciência de que esse ainda é um longo caminho para mim.

Hoje estou em um desafio pessoal de ficar um ano inteiro sem comprar roupa nova. Já fiz desafios parecidos ao longo destes 5 anos, tendo ficado o máximo de 7 meses sem comprar coisas novas. Coincidentemente, estou mais uma vez há 7 meses sem fazer compras. E, honestamente, parece que vai ficando mais fácil.

A gente começa a entender nosso estilo e não fica mais com um guarda-roupa cheio de coisas que não combinam. Nesta primeira coluna, quero contar a você algumas pequenas lições que aprendi. Vamos lá?

1. Ser consciente é bom para o meio ambiente e para o nosso bolso! A indústria da moda está entre as 5 mais poluentes do mundo e, quando você reduz seu consumo, reduz também os poluentes que são jogados no planeta. Reduzindo o consumo, você ainda economiza e pode investir seu dinheiro em outros projetos, que ficavam sempre em stand-by.

2. Quando você não tenta (desesperadamente) seguir as últimas tendências da moda, consegue analisar suas roupas, estilo de vida e descobrir aquilo que realmente combina contigo, evitando erros futuros ao adquirir uma nova peça.

3. Reduzir o consumo abre portas para mais criatividade. Você passa a dar valor aos truques de styling, acessórios e acabamento nos looks, garantindo produções incríveis, com sua personalidade.

4. Uma vida com menos coisas abre espaço para mais experiências. Como sempre digo: menos consumo, mais experiência. Quando você opta por viver uma moda consciente, destralha de vez seu guarda-roupa, sua casa, sua vida, economiza dinheiro e investe nas experiências que realmente quer viver.

Minha coluna vai ficando por aqui, mas espero ter feito você (que provavelmente esperava temas sobre tendências) ter repensado seus hábitos de consumo. Afinal, não existe um planeta B. Então, tudo pronto para viver uma nova moda?

Texto: Flávia Siqueira
Foto: https://vestindoautoestima.com.br/

Compartilhar

Picture of John Doe

John Doe

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Comentários

Assine a nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Relacionados