Cultura

Ponto de Cultura AMAR retoma atividades presenciais

Associação reinaugura biblioteca, lança livros e abre inscrições para cursos

O Ponto de Cultura AMAR divulgou seu calendário cultural para a segunda quinzena de abril e a primeira metade de maio. A programação inclui a esperada reabertura de sua biblioteca comunitária, depois de dois anos fechada, por causa da pandemia. Neste período, a AMAR mudou de endereço e o acervo passou por seleção, higienização e adição de novas obras.

Na nova sede, a AMAR também está inaugurando sua lojinha de produtos da economia criativa, com camisetas, calendários, livros, catálogos, cartilhas, cadernos e blocos. As publicações têm relação com algumas das artes trabalhadas na entidade, como bordado livre, mosaico e grafite. Elas foram produzidas em 2021, com recursos de um edital estadual da Lei Aldir Blanc de emergência cultural. O objetivo é, além de registrar e divulgar este patrimônio cultural, criar uma fonte de sustentabilidade para a AMAR poder pagar o aluguel do imóvel e outras despesas com a sua manutenção.

Mais três destes livros terão lançamentos nos próximos dias. A arquiteta e artista visual Raquel Braga assina dois títulos da série “Cidade das Flores e dos Livros”, ambos com belos poemas de Fernando Pessoa e ilustrações florais, sendo um de bordados e outro de mosaicos. O terceiro livro é “De Lafaiete para Brumadinho”, do designer gráfico Hélcio Queiroz, que será lançado primeiro em BH e logo depois em Lafaiete. Todos são ótimas opções de presentes criativos e solidários para o Dia das Mães.

O calendário de lançamentos dos livros do Ponto de Cultura AMAR com respectivos locais é o seguinte:

  • de 18 a 20/04, das 14h00 às 16h00, no Solar do Barão de Suaçuí, durante as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna;
  • dia 23/04, das 11h00 às 17h00, no Centro de Arte Popular da Cemig, em BH;
  • de 25 a 29/04, das 09h00 às 11h00, no Solar do Barão de Suaçuí, ainda no evento iniciado no dia 18;
  • dias 30/04 e 01/05, das 13h00 às 18h00, na nova sede da AMAR;
  • de 02 a 07/05, das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00, no Bazar Arte em Casa das Mães.

Cursos:

Nos dias 30 de abril e 1º de maio, na nova sede da AMAR, também acontecerão as inscrições para seus cursos livres. As aulas terão início entre os dias 09 e 13 de maio. Mais informações poderão ser obtidas no site: www.pontodeculturaamar.com.br.

Endereços:

  • Solar do Barão de Suaçuí: Rua Barão de Suaçuí, XXX, centro, Lafaiete;
  • Centro de Arte Popular da Cemig: Rua Gonçalves Dias, 1.608, Lourdes, Belo Horizonte;
  • Ponto de Cultura AMAR: Rua Rodrigues Maia, 265, bairro Angélica, Lafaiete;
  • Bazar Arte em Casa das Mães: Rua Rodrigues Maia, 80, bairro Angélica, Lafaiete.

Fonte: Hélcio Queiroz
(31) 9-8672-2066