O projeto, será realizado a partir de hoje nas cidades de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e São João del-Rei e pela primeira vez acontece em Minas Gerais
Começou hoje, 01/09, e continua durante todo o mês de setembro em Barbacena, Conselheiro Lafaiete e São João del-Rei o projeto Setembro Amarelo, desenvolvido pelo 13º Departamento de Polícia Civil de Barbacena.
Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), já é realizado em outras cidades do país e tem objetivo de conscientizar a população para a valorização da vida e prevenção ao suicídio. Em Minas Gerais será a primeira vez que uma instituição se mobiliza pela causa.
Para Dr. Carlos Capistrano, chefe do 13º Departamento de Polícia Civil, a ação será importante considerando o aumento do número de suicídios tentados e suicídios, somente de janeiro a julho foram 79 notificações, somente na cidade de Barbacena. Dr. Carlos ainda ressaltou a faixa etária que éde pessoas muito jovens, entre 15 e 29 anos.
Outras instituições como a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), Polícia Militar, Superintendência Regional de Ensino, IFET, Maçonaria, CDL, Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Guarda Municipal se mobilizaram e tornaram parceiras do evento.
Em Barbacena a abertura acontece nesta exta-feira, 02, às 14h30, com uma Caminhada pela Vida. A concentração será na Praça do Rosário com destino final à Praça dos Andradas. A previsão é que cerca de 3 mil pessoas participem do evento, que conta ainda com palestras, concursos de redação, tendas pela vida, motociata, entre outros eventos.
Flávia Siqueira, publicitária e jornalista
(32) 8479.2772
