Esporte

Poker: Jogo de Habilidade

No poker a habilidade do jogador faz diferença e já existem uma série de estudos que comprovam isso

Atualmente, cerca de 7 milhões de pessoas jogam poker no Brasil, a maioria online. Em Barbacena, acontece pelo quarto ano, o Barbacena Series of Poker, maior torneio ranqueado da região, que atrai jogadores de diversas cidades da região como Alto Rio Doce, Barroso, São João del-Rei, Tiradentes, entre outras.

A grande dúvida que paira sobre aqueles que não conhecem tão bem sobre o esporte é se ele é considerado “Jogo de Azar”. E na verdade o poker é considerado esporte, um jogo de habilidade. Segundo o artigo 50 do decreto lei 3.688/41, um jogo de azar é aquele “em que o ganho e a perda dependem exclusiva ou principalmente da sorte”. É o caso das roletas de cassino, por exemplo.

Com o poker é diferente, pois a habilidade do jogador faz diferença. Há uma série de estudos que comprovam isso, em que o conhecimento das regras do jogo, a importância da posição na mesa, o controle emocional, a capacidade de percepção do adversário e de extrair fichas, entre outros fatores, são mais importantes a médio e longo prazo do que aquela carta que o jogador acerta na sorte.

Igor Federal Trafane, presidente da Confederação Brasileira de Texas Hold’em – a modalidade de poker mais jogada no mundo – é um dos principais responsáveis pelo fim do preconceito em relação ao jogo no país, incluindo palestra realizada dentro da Câmara de Deputados, lembra que até o perito Ricardo Molina já fez um laudo comprovando que o poker é um jogo de habilidade. O Instituto de Criminalística da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo já realizou dois estudos nesse sentido com a mesma conclusão. Já há matérias na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e na Unicamp, em Campinas, para estudar o poker.

Em 2015, o poker entrou para os Jogos Nacionais de Integração dos Servidores da Polícia Federal, os JOIDS. Recentemente o Ministério do Esporte reconheceu o jogo. Uma soma de fatores, que somado a dezenas de decisões judiciais a favor dos jogadores e das casas de poker, deixa claro que a prática desse jogo não é crime no Brasil.

Para aqueles que desejam conhecer mais sobre o esporte, o BQ-SOP realiza suas etapas mensalmente no Champions Bar & Grill, na Rua Sete de Setembro, 671, Centro. A próxima etapa acontece em dois dias, visando o conforto dos praticantes, nos dias 04 e 11 de julho.

O BQ-SOP 2016 tem o apoio e patrocínio de grandes empresas da região como Brewminer Cervejaria Artesanal, Millenium Turismo, MR Blocos de Concreto, Champions Bar & Grill, Pró-Gestão Consultores Associados, Pinngu Entretenimento e Cabana da Mantiqueira.
*****

Acompanhe a temporada 2016 do BQ-SOP

Na Web: bqsop.com.br

 

O BQ-SOP 2016 tem o apoio e patrocínio de grandes empresas como Brewminer Cervejaria Artesanal, cerveja oficial do Brazil Series of Poker, Millenium Turismo, MR Blocos de Concreto, Champions Bar & Grill, Pró-Gestão Consultores Associados, Pinngu Entretenimento e Cabana da Mantiqueira.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Anna Luíza Fernandino – (32) 9 9106-2389 – annafernandino@hotmail.com
Flávia Siqueira – (32) 9 8479-2772 – flaviasiqueira182@gmail.com
No Facebook: Barbacena Series of Poker

No Instagram: @bq_sop