Educação

Pesquisador da UFOP integra equipe de editores da revista Applied Sciences

Rogelio Lopes Brandão, coordenador do Laboratório de Biologia Celular e Molecular e professor da Escola de Farmácia da UFOP, foi convidado para coordenar a edição do número especial da revista Applied Sciences “O papel das leveduras no processo de fabricação de cerveja: tradição e inovação“. 

A revista é publicada mensalmente e abrange todos os aspectos da Física, Química, Engenharia e Biologia aplicadas, desde 2011. Para o farmacêutico e doutor em Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rogelio Brandão, o reconhecimento internacional é devido ao trabalho desenvolvido em décadas por professores, técnicos e estudantes de pós-graduação e graduação.

“Com o tempo, pudemos desenvolver novas cepas de leveduras que garantem a maior qualidade dos produtos, tanto da cachaça quanto da cerveja, a nível mundial. É a forma como somos reconhecidos, e a organização do fascículo vem de forma a coroar essa nossa trajetória”, avalia. 

O Laboratório – Fundado em 1992, realiza pesquisas usando cepas diversas da levedura da cachaça — aguardente produzida a partir da cana-de-açúcar e terceiro destilado mais produzido em todo o mundo — para aprimorar o padrão de qualidade do produto. Em 2000, passou a estudar também as leveduras da cerveja com o incentivo de produtores regionais e nacionais.

Fonte: https://www.ufop.br/