Turismo & Lazer

Pelos distritos turísticos das Gerais: Santo Antônio do Salto – Ouro Preto
Santo Antônio do Salto entre as Serras de Lavras Novas
Fonte: EcoViagem

Em meio às matas preservadas de Santo Antônio do Salto se encontram lindas e refrescantes quedas d’água sendo a região um rebaixamento da Serra de Lavras Novas. Aliar gastronomia ao passeio é algo obrigatório para quem visita o distrito, o turista encontra uma culinária típica bem mineira como cuca de banana, quitandas, bolo de fubá com rapadura, e o delicioso frango com ora-pro-nóbis, entre outras.

Cânion do Funil – Santo Antônio do Salto
Fonte: Ecoviagem

Além disso, as receitas passadas de geração em geração originaram um tradicional festival de cultura e gastronomia no distrito, com diversos pratos saboreados em uma competição onde os jurados tem a difícil missão de escolher o vencedor. Como os pequenos distritos mineiros, uma característica local é a religiosidade que é celebrada no dia 13 de junho na famosa Festa de Santo Antônio, onde ocorre uma grande festa junina com a participação de toda a comunidade.

Beco do Funil – Santo Antônio do Salto
Fonte: EcoViagem

Pertinho de Ouro Preto assim como outros distritos turísticos, é uma boa opção para se conectar a natureza, respirar ar puro e revigorar as energias. Segundo historiadores locais, seu nome se dá por ser o último lugar onde saltava no Rio, outra possível razão trata-se da altura de sua principal queda d’agua a conhecida Cachoeira do Rapel com seus 200m de queda.

Bromélia
Fonte: EcoViagem

Ao longo do tempo a economia do local foi sendo moldada e o hoje o turismo é um setor em crescimento que vem valorizar e resgatar tradições populares e culturais. Para curtir um passeio por lá, faça trilhas, mergulhe nas águas cristalinas e aventure-se em diversos passeios de bike, corrida de aventura, canionismo, montanhismo, o importante é viver uma experiência única.

Cachoeira da Caçamba – Santo Antônio do Salto
Fonte : EcoViagem