Gastronomia

PATOS DE MINAS, CONSIDERADA CAPITAL NACIONAL DA MILHO, É DESTAQUE DO PROGRAMA SABOR & AFETO, DA REDE MINAS, NESTA QUINTA (24)

Atração faz um giro por museus e pela cozinha e mostra a presença marcante do cereal na história da cidade e a pamonha, que ganhou lugar de honra no cardápio dos moradores e turistas

chef Esperança ensina o preparo da pamonha – divulgação Rede Minas

O milho é milenar. Acredita-se que ele surgiu no México e se espalhou para as Américas. O cereal agradou Cristóvão Colombo, que é quem teria feito o intercâmbio para a Europa. O grão conquistou o paladar mundial, mas tem lugar de honra em Patos de Minas, também chamada de “capital nacional do milho”. O município, no Alto Paranaíba, é destaque do programa Sabor & Afeto, da Rede Minas, que mostra as belezas da cidade e da culinária na atração desta quinta (24).

Em Patos de Minas o milho avança as mesas e alcança espaços que vão muito além da cozinha. Nas ruas, ele é um ingrediente que reina em diversas receitas, eventos, museus e monumentos. A cidade tem, como um de seus principais atrativos turísticos, o Memorial do Milho, que é apresentado no programa. O local surgiu com o intuito de abrigar todo o acervo da Festa Nacional do Milho, que teve início em 1959, e da cidade, contribuindo para a preservação da memória cultural. O passeio segue os grãos e vai até o Museu da Cidade, antiga residência de Olegário Maciel, ex-presidente do Estado de Minas Gerais. Ali estão vídeos que mostram a colheita do milho no passado e outras preciosidades, como uma urna funerária indígena com mais de três mil anos.

Se o milho é protagonista da história, a pamonha impera na cidade. São muitos os moradores que fazem a iguaria e o comerciante Fernando de Assis Silva é um deles. O preparo da delícia se torna um grande evento em sua casa, quando reúne a família e os amigos. O processo começa bem longe dali, no campo, e termina na mesa, com todos saboreando. A repórter Danielle Domingos foi conferir o processo e mostra aquilo que se torna um ritual de alegria e sabor. Ali são feitas as tradicionais pamonhas doce e a salgada, recheadas com queijo e embaladas na trouxinha de palha. As salgadas ganham ingredientes diferentes, como linguiça, bacon, carne moída e cebolinha e são preparadas no forno e até na chapa.

Para não deixar ninguém com água na boca, chef Esperança, que apresenta o programa, assume o fogão e ensina o passo a passo para fazer essa receita. O Sabor & Afeto vai ao ar nesta quinta (24), às 20h, pela Rede Minas e pelo site da emissora: redeminas.tv.

O programa Sabor & Afeto faz parte do “Gerais+Minas”, da Rede Minas. O projeto da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) contempla diversas ações de municipalização da programação das emissoras de comunicação do estado para mostrar a variedade da cultura, culinária, história, arte e natureza em Minas Gerais. A Empresa Mineira de Comunicação é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult – MG). Para mais informações, acesse o site geraismaisminas.mg.gov.br.

SERVIÇO:
Sabor & Afeto – Rede Minas
Patos de Minas (MG)
Data e horário: quinta (24/03), às 20h, pela Rede Minas ou pelo site da emissora: redeminas.tv

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas

ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Tel: (31) 3254-3000
Whatsapp: (31) 98272-6543

Tatiana Coutinho
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Comunicação Social – Rede Minas
tatianacoutinho.tc@gmail.com
tatiana.oliveira@redeminas.mg.gov.br
+55 31 3254-3081