Localizado em Santana do Riacho, o parque está situado na Serra do Espinhaço e na região central do Estado de Minas Gerais, e possui uma área de 33.800 hectares. É conhecido como “Jardim do Brasil” titulo dado pelo paisagista Burle Max em 1950, justifica-se por suas diversas espécies de fauna e flora, ambiente únicos de uma beleza exuberante. Caracterizado também pelas matas de galeria, campos rupestres, e também campos cerrados.
Atrativos:
Com belas corredeiras, cânions, cachoeiras, e uma geologia bastante rica com formação de rochas-calcárias, quartzitos, granitos e variedade de solos. Alguns de seus atrativos são suas piscinas de águas cristalinas e as diversas cachoeiras do parque, em que são realizadas pequenas escaladas, passeios de canoa, salto livre, e também cavalgadas.
Destacam-se os atrativos:
- Cachoeira Grande – Um dos cartões postais da Serra do Cipó, possui queda de 10 metros de altura e grande paredão de pedras. Seu acesso é por uma estrada de terra de cerca de 2km.
- Cachoeira da Farofa – No atrativo há uma sucessão de quedas d’água com 07 cachoeiras. Seu acesso é feito por uma trilha de 7km aproximadamente.
- Cânion das Bandeirinhas – Formado pela aberturas entre as Serras da Bandeirinha e dos Confins, o cânion possui 6km de extensão o que forma assim várias sucessões de cascatas e piscinas naturais. Para se chegar lá é necessário caminhar por uma trilha de cerca de 12km, o que é compensado pelas belezas do atrativo.
Outra boa dica é fazer caminhar pelas trilhas do parque, e assim apreciar a grande diversidade da fauna e flora e também além de suas rochas.
Onde se hospedar:
Existem vários hotéis e pousadas próximos a entrada do Parque Nacional da Serra do Cipó, além de duas áreas de camping na Grande Pedreira e Véu da Noiva .
Onde Comer:
Há várias opções de bares, restaurantes, bistrôs e pizzarias, próximo a entrada do Parque e das principais pousadas da região.
Quando ir:
O Parque é muito visitado durante o ano todo, mas entre abril e outubro o acesso aos atrativos sem dúvida é melhor.
Orientações:
- Respeite os animais e plantas;
- Traga seu lixo de volta;
- Deixe cada coisa em seu lugar;
- Não faça fogueiras.
O acesso ao Parque Nacional da Serra do Cipó é gratuito atualmente.
Para maiores informações de passeios, hospedagens, custos, quando ir, acesse: http://www.serradocipo.com/
Ficou com vontade de conhecer? Conte para nós qual destes roteiros seria sua primeira opção!!!
Fontes das fotos:
Cachoeira Grande –http://www.serradocipo.com/atratpasseios/show/id/2/0/cachoeira_grande.html
Cachoeira da Farofa https://www.chicotrekking.com.br/2014/02/cachoeira-farofa-de-cima-outra-joia.html
Cânion das Bandeirinhas https://natrilhacerta2015.blogspot.com/2015/09/canion-das-bandeirinhas-serra-do-cipo.html