Cultura

Palácio da Liberdade em Belo Horizonte
Palácio da Liberdade em Belo Horizonte | Dicas do Nosso Brasil

No final do século XIX, a cidade de Belo Horizonte foi planejada para ser a nova capital do Estado. A Praça da Liberdade foi o lugar escolhido para abrigar o centro administrativo e o Palácio da Liberdade foi construído para ser a sede e o símbolo do governo. Sua inauguração aconteceu em 1898 e, tendo sido palco de importantes acontecimentos políticos que marcaram a história de Minas Gerais e do Brasil, hoje é um dos principais cartões postais da cidade, despertando o interesse dos visitantes do Circuito Liberdade. A arquitetura eclética do Palácio da Liberdade, projetado pelo arquiteto José de Agalhães, reflete a influência do estilo francês, com requintes de acabamento e riqueza de elementos decorativos.

No interior do Palácio podem ser vistos os candelabros em bronze dourado, o piso em parquet, seus lustres em cristal, os painéis alegóricos, seus torreões, a beleza da escadaria principal encomendada a uma empresa da Bélgica e o rico mobiliário.

Divulgação/Palácio da Liberdade

Na área externa, os jardins — projetados originalmente por Paul Villon seguindo o estilo inglês — passaram por reformulações ao longo do tempo, quando foram incluídos elementos decorativos como esculturas e fontes. Mantêm o aspecto original esculturas francesas em mármore e postes que sustentam águias de metal cercadas por luminárias, o orquidário da época da construção e o coreto que ostenta ornamento artesanal de cipós e troncos feitos de cimento armado, um dos poucos coretos que apresentam características da época.

Divulgação/Palácio da Liberdade

A partir da década de 70, os governadores preferiram trabalhar no Palácio dos Despachos.

Endereço
Praça da Liberdade, s/n
Belo Horizonte – MG/Brasil

Fonte: http://www.circuitoliberdade.mg.gov.br/ , http://portalbelohorizonte.com.br/ , dicasdonossobrasil.com.br