Cidades

PAI PEDRO, CATUTI E MONTE AZUL SÃO OS DESTINOS DO PROGRAMA “ESTAÇÕES”, DA REDE MINAS, NESTA TERÇA (08)
Estações – Monte Azul – divulgação Rede Minas

O Estações, da Rede Minas, segue os trilhos do trem e desembarca em Pai Pedro, Catuti e Monte Azul, norte de Minas Gerais. Essas cidades foram os últimos destinos do “trem do sertão”, como foi chamado o ramal que cortava as regiões nordeste e sudeste do país. A última viagem aconteceu em 1996 levando passageiros e muitas histórias, que são lembradas no programa que vai ao ar nesta terça (8).

Estações – Catuti (bastidores) – divulgaçao Rede Minas

O apito do trem soou partindo de Montes Claros a Monte Azul desde 1947, trecho que foi o último a encerrar as atividades. Pelos vagões, chegavam recursos para os locais que estavam distantes dos centros urbanos. Sem a locomotiva, muitas famílias partiram mas, aqueles que ficaram, ainda guardam a lembrança. O programa traz a histórias dos moradores e mostra as estações. Em Pai Pedro, o casarão hoje abriga a Casa da Memória de Pai Pedro. Em Catuti, o edifício foi revitalizado e será um museu. A estação, em Monte Azul, está a pleno vapor, mas só para carga. A atração traz entrevistas com passageiros que embarcaram na última viagem. Entre eles, o professor Jorge Patrício Almeida, que escreveu um poema sobre aquele que se tornou um evento, além de depoimentos de antigos ferroviários e pessoas que participaram de uma manifestação pela manutenção da linha.

O Estações vai ao ar nesta terça-feira (08), às 20h, pela Rede Minas. O público também poderá acompanhar pelo site da emissora:[goog_208032679] redeminas.tv. Após a exibição, o programa é disponibilizado no canal da Rede Minas no YouTube: youtube.com/redeminas.

A nova temporada do “Estações” faz parte da programação “Gerais+Minas”, da Rede Minas. O projeto da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) contempla diversas ações de municipalização da programação das emissoras de comunicação do estado para mostrar a variedade da cultura, culinária, história, arte e natureza em Minas Gerais. A Empresa Mineira de Comunicação é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult – MG). Mais informações no site geraismaisminas.mg.gov.br.

Serviço:
Estações – 3ª temporada
Pai Pedro, Catuti e Monte Azul
Data: terça-feira (08), às 20h, pela Rede Minas e pelo site da emissora: redeminas.tv

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas

ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Tel: (31) 3254-3000
Whatsapp: (31) 98272-6543

Tatiana Coutinho
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Comunicação Social – Rede Minas
tatianacoutinho.tc@gmail.com
tatiana.oliveira@redeminas.mg.gov.br
+55 31 3254-3093