Cultura

Orquestra Ouro Preto e Desvio lançam “Ritmos Brasileiros” em plataforma multimídia

Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, o novo trabalho propõe uma imersão nos ritmos brasileiros unindo a percussão com a música de concerto

A Orquestra Ouro Preto e o Desvio celebram a grandiosidade dos ritmos brasileiros em uma proposta ousada e inédita que une a percussão com a música de concerto. Maracatu, samba, frevo, afoxé e outros ritmos que marcam a identidade da cultura nacional ganham releituras inéditas no CD “Ritmos Brasileiros”. O lançamento oficial é dia 20 de agosto em todas as plataformas de streaming distribuído internacionalmente pela Naxos, maior selo mundial de músicas de concerto. O novo trabalho propõe também uma experiência musical imersiva em uma plataforma multimídia na qual o público irá vivenciar de forma interativa toda essa mistura inusitada.

Sob a visão de que a cultura é instrumento de transformação social, capaz de gerar impacto positivo na vida das pessoas e construir um legado para futuras gerações, o Instituto Cultural Vale patrocina essa iniciativa que é um marco na valorização da cultura regional brasileira ao trazer ritmos que têm origem em diferentes regiões do país, em uma celebração única a esse vasto patrimônio imaterial.

Com composições assinadas pelo Desvio, duo dos percussionistas Leonardo Gorosito e Rafael Alberto, os títulos das faixas carregam os sobrenomes dos ritmos que as inspiram, como “Roda”, “Bloco” e “Nação” que trazem variações do coco de roda, frevo de bloco e maracatu nação, típicos de regiões do nordeste brasileiro. Destaque para o “Concerto para dois pandeiros e orquestra”, uma composição inédita na história da música. “Esse concerto propõe novas possiblidades sonoras e técnicas para o pandeiro, instrumento que é emblemático da cultura brasileira, agora, protagonista”, ressaltou Leonardo Gorosito, do Desvio.

Para o Maestro Rodrigo Toffolo, idealizador do projeto, o novo CD reafirma o compromisso da Orquestra e do Instituto Cultural Vale na valorização da música e da cultura brasileira. “A Orquestra Ouro Preto aposta mais uma vez na experimentação do inédito para surpreender e emocionar o público. Esse nosso encontro com o Desvio versa sobre ritmos brasileiros distintos, seculares e contemporâneos que perpassam diferentes origens e celebram um patrimônio que carrega um importante legado dessa musicalidade em seu cerne”, disse.

Para o percussionista Rafael Alberto, a combinação da música brasileira com a música de concerto compõe uma sonoridade única e peculiar que pode ser observada neste disco. “A parceria entre a Orquestra Ouro Preto e Desvio vem sendo construída ao longo dos últimos 12 anos. Nossa história culmina neste disco, que traz música brasileira original para a formação já identitária da Orquestra: cordas e percussão. Juntos, unimos a desconstrução do óbvio à versatilidade e excelência”, completou.

PLATAFORMA MULTIMÍDIA

Para além do ouvir e sentir a música em todas as plataformas de streaming, o público irá conferir os diversos instrumentos utilizados no disco em uma plataforma virtual que utiliza recursos de games, realidade aumentada e visualização em 3D para aumentar a imersão ao universo do disco. O público poderá se sentir ao centro da Orquestra em um clipe em três dimensões. À frente da formação, ele poderá navegar dentro do vídeo focando naquilo que mais o interessar. “O visitante poderá observar com atenção o movimento percussivo e, em seguida, focar em um dos violinos, por exemplo, aguçando assim sua percepção musical”, afirmou o diretor de comunicação e marca da Orquestra, Luiz Abreu.

Além disso, todos os instrumentos utilizados na construção do disco possuem uma versão tridimensional em realidade aumentada para que cada detalhe possa ser observado de perto e a experiência com o conteúdo seja maximizada. E não para por aí. A plataforma ainda conta com um jogo no qual o interessado poderá experimentar seus dotes musicais com pandeiros, tentando acompanhar uma das músicas do disco.

O site ainda traz informações sobre a origem e funcionamento dos instrumentos e ritmos contemplados nessa incrível imersão ao mundo da percussão brasileira.

DESVIO

Criado em 2005, o Desvio dedica-se à música brasileira desde a sua fundação. Desvio é um conceito, uma palavra formada pela primeira e última sílaba de desconstrução do óbvio. Formado pelos percussionistas Rafael Alberto e Leonardo Gorosito, o Desvio desenvolve um trabalho autoral e utiliza a composição como ferramenta de desenvolvimento dessa família de instrumentos, com uma identidade musical definida pela fusão da música brasileira com a música de concerto.

O CD estará disponível nas principais plataformas de streaming e a plataforma multimídia poderá ser conferida no site da Orquestra: https://www.orquestraouropreto.com.br .

SERVIÇO

Lançamento Orquestra Ouro Preto e Desvio – Ritmos Brasileiros

Dia: 20 de agosto de 2021

Principais plataformas de streaming e site www.orquestraouropreto.com.br
Classificação: Livre para todas as idades.