De forma geral, foram 2,5 milhões de pedidos de demissão em um total de 9,8 milhões de pessoas desligadas de empresas no ano de 2015
Você acorda pela manhã e não sabe se está feliz por ir trabalhar em uma empresa que adora, ou se está cansado do que vai encontrar por lá. Se esse tipo de pensamento vem aparecendo em sua mente por várias vezes, está na hora de rever determinadas questões em relação a sua vida profissional.
Algumas pessoas possuem uma dificuldade em se desligar do emprego, outras não. Quando algo as incomoda, procurar outro ambiente, outra equipe e novas experiências se torna algo simples e até prazeroso.
Foi revelado através de pesquisas que no ano de 2015, mesmo o país estando em crise, 26% das demissões foram solicitadas pelos trabalhadores.
De forma geral, foram 2,5 milhões de pedidos de demissão em um total de 9,8 milhões de pessoas desligadas de empresas no ano de 2015. E aí surge a pergunta: O que levaria uma pessoa a pedir demissão se ela está em uma empresa que ama?
O fato de você amar a empresa e as pessoas que trabalham com você, muitas vezes, pode não ser suficiente para continuar nesse trabalho. Percebendo isso, surgem as angústias e as dúvidas do que fazer.
E você começa a sentir o peso da sua insatisfação em relação ao que tem feito, e isso pode ser o que faltava para você ficar infeliz e contrariado com o modo como tem levado a vida profissional.
Com o tempo, você percebe que passa boa parte do tempo estressado com aquilo que precisa resolver, e “esquece” de se sentir realizado, feliz e de buscar formas de solucionar os desafios diários.
Muitas vezes, isso acontece porque as pessoas “escolhem” ou são levadas para áreas que exigem competências pelas quais não estão preparadas. Esse seria o momento ideal para analisar se esse é o departamento que você verdadeiramente deveria estar.
Quer uma dica para saber se esse é o seu caso?
Converse com pessoas de outros departamentos. Como primeiro passo, veja se alguma função te agrada, se as tarefas executadas são mais interessantes do que as que você tem feito. Caso seja necessário, faça uma lista do que mais lhe agrada, veja onde suas habilidades se encaixam e parta para o segundo passo.
Converse com o seu líder ou gestor. Explique que você gostaria de somar seus conhecimentos à empresa, mostre que suas funções já não te agradam e que você seria capaz de ser mais eficiente em outra área dentro da empresa.
Outra dica é estar atento às vagas que estão abertas dentro da organização. Demonstre interesse, esteja aberto a discussões e negociações.
Às vezes, a melhor solução para uma pessoa que ama a empresa e ainda assim está infeliz, pode ser a mudança de cargo e/ou departamento.
Veja outras soluções para superar a insatisfação com o seu cargo
Outra saída para a desilusão com o cargo atual, seria buscar oportunidades de ajudar outras pessoas com suas tarefas. Muitas vezes, a monotonia pode causar esse tipo de sentimento nas pessoas.
Já pensou que esse pode ser o seu caso? Algumas vezes, mudar de cargo dentro de uma empresa pode ser algo mais radical, tente entender se o que você precisa no momento não é apenas um pouco mais de interação, se não é apenas se sentir mais envolvido com os processos da empresa e trazer resultados de fato.
E se ainda assim nenhuma das dicas for o suficiente para auxiliar você nesse processo de “descobertas” e desafios, não tenha receio de perguntar por que você ainda não teve uma promoção dentro da empresa.
Lute pelo que você deseja, seja franco e exponha seus pensamentos. Mostre o quanto você batalha pela empresa e como você é leal a ela, mostre verdadeiramente o quanto você está ligado aos resultados, e o quanto você pode entregar caso seja promovido.
Para essa última situação, seria interessante que você soubesse lidar muito bem com o seu líder ou gestor, caso contrário, o resultado não seria o que desejado.
Viu como pode ser tranquilo permanecer em sua empresa dos sonhos ainda que o seu cargo e suas tarefas não sejas os melhores do mundo?
José Roberto Marques, Master Coach do IBC