O avanço tecnológico dos meios de transporte/comunicação e a urbanização desordenada trouxeram facilidades para as pessoas, entretanto estressaram suas mentes, limitaram seus corpos. Perdemos o ritmo nos celulares e tablets, mas a atividade física sempre esteve associada ao cotidiano e a psique humana. Os primeiros da nossa espécie, por exemplo, faziam uso de habilidades motoras para produzir utensílios, bom condicionamento físico para caçar e determinação para se adaptar aos desafios naturais. Portanto, a famosa expressão do poeta romano Juvenal, “Mens sana in corpore sano” (mente saudável no corpo saudável) deve ser considerada. O esporte institucionalizado ou a atividade física informal podem trazer qualidade de vida e até mesmo se tornar um modo de viver.
Segundo Luigi Zanetti, 26 anos, professor de história e historiador graduado na UFSJ, professor de boxe na “Vigor & Equilíbrio Estúdio”, praticante de yoga, trilha, escalada e slackline, as atividades físicas são estilo de vida. Sua estabilidade psicológica sempre dependeu, direta ou indiretamente, de suas práticas corporais. Sempre muito ansioso e ativo, os esportes serviram para canalizar e extravasar sua energia, auxiliando no controle mental, na conduta moral e na incorporação de regras, virtudes intrínsecas ao esporte. Além disso, as sensações, emoções e arrepios que trazem, fazem valer cada gota de suor (algumas vezes sangue) te conectam consigo mesmo.
A dedicação e animação de Luigi vêm lhe trazendo resultados. Praticante de slackline há 6 anos, foi um dos pioneiros do esporte em Barbacena, abriu algumas das primeiras linhas pela cidade. Após um longo tempo de preparação e estudo, ele e dois amigos, Pedro Naves e Guilherme Otoni, foram os primeiros atletas a montar e andar em um highline nas cidades de São João Del Rei e Barbacena, nessa modalidade a fita está a mais de 10 metros de altura. Novamente precursores, foram os primeiros a montar e andar em um spaceline, modalidade na qual o mínimo de três fitas se une em um ponto central. Em mais uma ação inédita, foi convidado por Márcio Leite para chefiar a organização técnica do “1º Campeonato de Slackline Barbacena”, realizado no dia 09 de abril de 2016 com apoio do Colégio Conexão, da UNIPAC e da Sub Secretaria de Esportes e Lazer de Barbacena. Os projetos e conquistas não param por aqui, Luigi tem ambições maiores, já pensa em montar uma linha de highline no centro da “cidade dos loucos”. Para ele, o patrimônio público está subutilizado e deve receber mais zelo das autoridades e da população local, o slackline, por ser um esporte novo e em ascensão, é uma forma de chamar atenção para essas áreas valorizando-as.
A experiência de Luigi e seus amigos trás um ponto de vista sobre a vida. Eles valorizam cada segundo de suas existências terrenas, vivem ao pé da letra, buscam realização no trabalho e no lazer, sempre procurando equilibrar seus corpos com suas mentes.