O ESPORTE COMO ESTILO DE VIDA

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

O avanço tecnológico dos meios de transporte/comunicação e a urbanização desordenada trouxeram facilidades para as pessoas, entretanto estressaram suas mentes, limitaram seus corpos. Perdemos o ritmo nos celulares e tablets, mas a atividade física sempre esteve associada ao cotidiano e a psique humana. Os primeiros da nossa espécie, por exemplo, faziam uso de habilidades motoras para produzir utensílios, bom condicionamento físico para caçar e determinação para se adaptar aos desafios naturais. Portanto, a famosa expressão do poeta romano Juvenal, “Mens sana in corpore sano” (mente saudável no corpo saudável) deve ser considerada. O esporte institucionalizado ou a atividade física informal podem trazer qualidade de vida e até mesmo se tornar um modo de viver.
13101387_1024108524343513_2118664053_n
Segundo Luigi Zanetti, 26 anos, professor de história e historiador graduado na UFSJ, professor de boxe na “Vigor & Equilíbrio Estúdio”, praticante de yoga, trilha, escalada e slackline, as atividades físicas são estilo de vida. Sua estabilidade psicológica sempre dependeu, direta ou indiretamente, de suas práticas corporais. Sempre muito ansioso e ativo, os esportes serviram para canalizar e extravasar sua energia, auxiliando no controle mental, na conduta moral e na incorporação de regras, virtudes intrínsecas ao esporte. Além disso, as sensações, emoções e arrepios que trazem, fazem valer cada gota de suor (algumas vezes sangue) te conectam consigo mesmo.
A dedicação e animação de Luigi vêm lhe trazendo resultados. Praticante de slackline há 6 anos, foi um dos pioneiros do esporte em Barbacena, abriu algumas das primeiras linhas pela cidade. Após um longo tempo de preparação e estudo, ele e dois amigos, Pedro Naves e Guilherme Otoni, foram os primeiros atletas a montar e andar em um highline nas cidades de São João Del Rei e Barbacena, nessa modalidade a fita está a mais de 10 metros de altura. Novamente precursores, foram os primeiros a montar e andar em um spaceline, modalidade na qual o mínimo de três fitas se une em um ponto central. Em mais uma ação inédita, foi convidado por Márcio Leite para chefiar a organização técnica do “1º Campeonato de Slackline Barbacena”, realizado no dia 09 de abril de 2016 com apoio do Colégio Conexão, da UNIPAC e da Sub Secretaria de Esportes e Lazer de Barbacena. Os projetos e conquistas não param por aqui, Luigi tem ambições maiores, já pensa em montar uma linha de highline no centro da “cidade dos loucos”. Para ele, o patrimônio público está subutilizado e deve receber mais zelo das autoridades e da população local, o slackline, por ser um esporte novo e em ascensão, é uma forma de chamar atenção para essas áreas valorizando-as.
13113225_1023681344386231_1896140629_o
13115460_1023681307719568_1676440015_n
A experiência de Luigi e seus amigos trás um ponto de vista sobre a vida. Eles valorizam cada segundo de suas existências terrenas, vivem ao pé da letra, buscam realização no trabalho e no lazer, sempre procurando equilibrar seus corpos com suas mentes.

Compartilhar

Picture of John Doe

John Doe

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Comentários

Assine a nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Relacionados