Inconfidentes é uma pacata, atraente, acolhedora e charmosa cidade do Sul de Minas. Localizada na Serra da Mantiqueira, a 869 metros de altitude, a cidade conta com cerca de 7 mil habitantes. Está a 441 km distante de Belo Horizonte, fazendo divisa com os municípios de Bom Repouso, Ouro Fino, Bueno Brandão, Borda da Mata e Tocos do Moji.
Cidade com boa estrutura urbana, arborizada, boas pousadas e restaurantes, além de muito atrativa, principalmente em belezas naturais.
Inconfidentes é destaque em Minas Gerais pela sua qualidade de vida e bom nível educacional, já que é sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, com cursos técnicos e superiores e por ser a Capital Nacional do Crochê, principal atividade econômica do município.
Cidade onde o povo preserva suas tradições religiosas como as novenas, rezas dos terços, festas juninas, Semana Santa, Corpus Christi, Festa do Padroeiro da Cidade, Natal e demais atividades religiosas. Tem ainda festejos religiosos nas capelas de algumas comunidades rurais como a de São José em 1º de maio, na comunidade Pinhalzinho dos Góes, a festa de São Manuel em setembro, na comunidade Boa Ventura e em janeiro e a festa de São Sebastião, na comunidade de Porantava. Tanto na cidade, quanto na zona rural, são valorizadas, respeitadas e preservadas por seus moradores.
Para valorizar ainda mais esse sentimento de fé e religiosidade do povo inconfidentense, foi criado o Caminho das Capelas com foco nas comunidades rurais do município, onde estão pequenas singelas ermidas. O objetivo é levar as pessoas a conhecerem mais profundamente as comunidades rurais da cidade e região, além de desenvolver o turismo religioso na cidade.
O Caminho das Capelas é uma peregrinação de 75 km percorridos em três dias a pé, em estrada de terra, passando por pequenas, singelas e atraentes capelas. A peregrinação tem início na Igreja Matriz de São Geraldo Magela, em Inconfidentes, passando por 24 capelas de Inconfidentes, duas no município de Bom Repouso e uma na cidade de Tocos do Moji.
O Caminho das Capelas é um caminho pela alma da fé mineira. Cada morro, cada serra, cada paisagem que a Mantiqueira presenteia os caminhantes, conta uma história. São histórias de povos diferentes, vindos de lugares, história e culturas diferentes, África, Estônia, Itália, Espanha, Dinamarca, França e tantos outros países. Lugares diferentes, culturas diferentes, línguas diferentes.
Os povos que formaram a cidade e região, formaram um só povo, uma só língua, uma só cidade, ainda tendo em comum, a fé no Deus único. Seja na mais suntuosa igreja ou na mais singela ermida, a fé é uma só e foi o que formou a identidade cultural e religiosa desse povo.
São horas e dias que passam rápido e alimentam a alma. Param nas capelas, fazem orações, contemplam e fotografam as belezas vistas pelo caminho, além de conhecer os moradores dos vilarejos e ouvirem suas histórias. O caminhante sai renovado. Além de apreciar a hospitalidade mineira e a rica e deliciosa culinária típica das Minas Gerais.
O percurso é todo guiado e os 75 km são divididos dessa forma: 18,3 km no primeiro dia, 29,2 km no segundo dia e no último dia, 27,4 km.
O silêncio e vazio das velhas capelas guardam os louvores, clamores, lágrimas, alegrias e esperanças, dos que fizeram dessas pequenas, hoje em ruínas capelas, suas moradas de fé.
Os peregrinos ficam encantados com a beleza e simplicidade da Capela de Nhá Chica, na comunidade do Romas, além da natureza em volta e a graciosidade das águas dos riachos que passam pela comunidade.
A peregrinação pelo Caminho das Capelas encerra-se na Capela do Sagrado Coração de Jesus, onde se concentram na Praça Tiradentes, fazem orações e recebem um certificado de participação no Caminho das Capelas.
Para conhecer o percurso de forma detalhada, visite o site www.conhecaminas.com
Para informações sobre as datas das peregrinações e outros detalhes, o contato pode ser feito por e-mail [email protected] ou pelo telefone (35)9.9996-6370.
Texto: Arnaldo Silva