Todo organismo precisa de gorduras. A afirmação pode até parecer estranha para alguns, mas a verdade é que elas são fundamentais para a saúde do corpo. Apesar da má fama que muitas vezes levam, se consumidas com moderação, elas são fonte de energia, facilitam a absorção de algumas vitaminas, são responsáveis por manter as paredes das células funcionando bem e têm papel fundamental na composição de hormônios importantes para a saúde.
A nutricionista Ana Carolina Moron Gagliardi explica que a gordura é classificada como macronutriente e conhecida também como lipídio, é formada por ácidos graxos unidos a um glicerol. “Toda gordura em excesso, que não é usada pelo corpo, é transformada pelo fígado em triglicerídeos, que são transportados pela corrente sanguínea até os tecidos adiposos para serem armazenadas como estoque de energia, na forma de gordura”, esclarece Ana Carolina.
A maior parte da gordura em nosso corpo e nos alimentos que consumimos está na forma de triglicerídeos, que são produzidos a partir do excesso de energia não utilizada pelo organismo. Os ácidos graxos são classificados como saturados e insaturados (monoinsaturados e poli-insaturados).
Confira a diferença entre as gorduras no quadro abaixo:
Agora fica mais simples entender a importância do equilíbrio no consumo de gorduras e que o excesso pode torná-las prejudiciais para o corpo. A nutricionista Ana Carolina Moron Gagliardi explica que o consumo excessivo de gorduras pode provocar doenças cardiovasculares. Ela também aponta dez dicas importante sobre o assunto.
#dicasdanutri
– Fique de olho na tabela de informação nutricional que vem no rótulo da embalagem;
– Não abuse: em média, o consumo diário de gordura não deve ultrapassar25% da ingestão calórica total, considerando uma dieta de 2.000 calorias diárias;
– Procure consumir peixes e carnes magras, e prefira preparações assadas ou cozidas;
– Evite frituras;
– Consumo sem exageros de oleaginosas (amêndoas, amendoim, nozes, castanhas);
– Coma com frequência e variedade frutas, verduras e legumes;
– Dê preferência a alimentos e grãos integrais;
– Evite o consumo excessivo de bebidas alcóolicas;
– Tente controlar o estresse;
– Pratique exercícios físicos regularmente.
REFERÊNCIAS
Interim Summary of Conclusions and Dietary Recommendations on Total Fat & Fatty Acids From the Joint FAO/WHO Expert Consultation on Fats and Fatty Acids in Human Nutrition, November 10-14, 2008, WHO HQ, Geneva.
MALACHIAS M.V.B. et al. Sociedade Brasileira de Cardiologia. 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. 2016.
SANTOS, R. D. et al. Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz sobre o Consumo deGorduras e Saúde Cardiovascular. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. 2013.
S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br/
Twitter / Facebook / Youtube:S2publicom
Atendimento à imprensa
Melina Coleta – (11) 3027.0239
melina.coleta@s2publicom.com.br
Daniela Dadona – (11) 3027.0200 Ramal: 349
daniela.dadona@s2publicom.com.br
Fabiana Amano – (11) 3027.0200 Ramal:327
fabiana.amano@s2publicom.com.br
