Economia

Nova turma do Programa Agente de Turismo na região de Caparaó

Participantes dos municípios de Alto Jequitibá, Alto Caparaó e Caparaó iniciaram este mês, o programa Agente de Turismo Rural oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Alto Jequitibá.

A região é conhecida pela produção de cafés especiais e pelas belezas naturais, e durante a capacitação os 16 alunos aprenderão a aproveitar as potencialidades da área para receber visitantes e empreender no turismo.

O primeiro dos seis módulos do programa, aconteceu no Parque Nacional do Caparaó, conduzido pela instrutora Cláudia Ferolla Ferreira. No encontro a turma tratou das oportunidades, produtos e serviços turísticos. O próximo módulo acontecerá de 14 a 17 de junho.

“Acreditamos que o programa vai prepará-los para empreender, com qualidade, nesse setor tão promissor, e para buscar o apoio e cobrar iniciativas das secretarias de turismo locais que fomentem o turismo rural”. – Jorge Faria, mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Alto Jequitibá

“O programa veio para fortalecer o que já existe, criar conexões entre os municípios e mudar a mentalidade das pessoas da região sobre o turismo rural. Nós temos uma região linda que pode se desenvolver muito nesse segmento. Os conhecimentos também vão auxiliar no crescimento da nossa cafeteria”.  – Paula Gripp, participante proprietária da Cafeteria Coffe Gripp.

“Minha família já atua no turismo, com hospedagem, há mais de 25 anos. Agora estamos investindo em nossa propriedade rural, valorizando a nossa produção de café. Estou bem animado e confiante de que o programa vai ampliar meu conhecimento e contribuir para a melhoria do nosso negócio. Após o primeiro módulo já surgiram boas ideias que, até então, eu não enxergava” – Ramiro Horst de Aguiar, de Alto Caparaó.

Fonte: https://www.portalcaparao.com.br/