Graças ao trabalho do professor do Departamento de Engenharia Mecânica e Produção, Túlio Panzera, a UFSJ é uma das quatro instituições parceiras do projeto de pesquisa Neurometa, coordenado pelo pesquisador Fabrizio Scarpa, da Universidade de Bristol, na Inglaterra. A iniciativa científica foi recentemente aprovada pelo Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council) e envolve pesquisadores do Reino Unido, Alemanha, Brasil, Índia e Argélia.
O Neurometa, com duração prevista de cinco anos, tem garantidos recursos da ordem de dois milhões de libras esterlinas – aproximadamente R$ 15 milhões. O projeto se concentrará no desenvolvimento de metamateriais mecânicos neuro-ativos naturais e pretende desenvolver novos conceitos de materiais feitos com entidades naturais de base biológica, ou seja, vivas, capazes de atuar como uma rede neural artificial e adaptar sua capacidade de suportar cargas e funcionalidades com o ambiente que as envolve. “Esses materiais inteligentes (smart materials) poderão substituir muitas estruturas convencionais, principalmente em aplicações de transporte, cujas demandas por estruturas leves e otimizadas são cada vez maiores. Materiais de base biológica contendo fibras naturais de plantas, bactérias, enzimas e seda de aranha poderão funcionar como o cérebro humano, “autoaprendendo” diversos fatores como rigidez, forma e desempenho mecânico, para resistir a cargas repetidas, comuns em fuselagens, carros e navios”, explica o professor.
“Construída do zero”
De acordo com Túlio, o Neurometa prevê o oferecimento de bolsas de estágios prolongados para alunos de doutorado e pesquisadores pertencentes à rede de colaboradores, permitindo gerar know-how científico e também fazer interagir as comunidades locais, em particular do Brasil, Argélia e Índia.
Ao analisar a importância dessa iniciativa para a pesquisa na UFSJ, Túlio Panzera ressalta que ela “significa a consolidação de uma parceria internacional construída do zero e sem indicações.” Ele destaca também o amadurecimento do grupo de pesquisa da UFSJ na área de materiais compósitos como outro fator que contribui diretamente para as metas de internacionalização da Universidade.
A parceria entre o professores Túlio Panzera e Fabrizio Scarpa começou em 2009, a partir da realização de pesquisa na área de materiais compósitos sustentáveis multifuncionais. Ao longo desses anos, o docente da UFSJ realizou dois pós-doutorados supervisionados por Scarpa no Departamento de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Bristol, tendo produzido e publicado com ele cerca de 60 artigos em periódicos internacionais. Nesse período, Túlio também fundou na UFSJ o grupo de pesquisa Centro de Inovação e Tecnologia em Compósitos (Citec), que apoia diretamente a formação de recursos humanos e pesquisas de destaque, contando com parcerias internacionais.
Além de pesquisadores da Universidade de Bristol e UFSJ, o projeto Neurometa inclui pesquisadores do Indian Institute of Technology (Índia), Technical University of Munich (Alemanha) e University of Guelma (Argélia).
Para saber mais, visite a página do Citec, em www.ufsj.edu.br/citec.
Atenciosamente,
Alessandro Andrade
Assessoria de Comunicação
Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ
Telefone: 032 3379 5808Celular: 032 99932 8475