Cultura

Museu virtual e livro inéditos mostram o trabalho junto às vítimas da mineração em Minas Gerais

Fruto de esforços coletivos site e livro serão lançados pela Cáritas MG em BH, no dia 24/5, e em Mariana, no dia 3/6

Conquistado pela sociedade civil com muita luta, o direito à Assessoria Técnica Independente (ATI) aos atingidos pela mineração tornou-se um marco recente no contexto dos conflitos socioambientais causados por empreendimentos minerários em Minas Gerais. A primeira ATI dessa natureza foi garantida às comunidades de Mariana, atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão (Samarco, Vale e BHP), ocorrido em 2015. Vítimas do maior crime socioambiental do Brasil, essas pessoas contam com assessoramento técnico desde outubro de 2016. 

A Cáritas MG, organização social que presta o assessoramento técnico às pessoas atingidas de Mariana, realiza lançamento do museu virtual “Mariana Território Atingido” e do livro “O direito das comunidades atingidas pela mineração à Assessoria Técnica Independente”. Com participação de atingidos, representantes da Cáritas MG e de outras entidades, o lançamento duplo será realizado em Belo Horizonte, no dia 24 de maio, segunda-feira, no Teatro do Colégio Santo Agostinho; e, em Mariana, no dia 3 de junho, sexta-feira, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 
No dia 25, terça, pessoas atingidas pela mineração e a Cáritas MG também participam de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em BH, centrada na urgência da reparação aos atingidos e no direito às ATIs.

Enquanto o site busca publicizar as informações coletadas, dando visibilidade à história das comunidades e ao impacto causado pela tragédia em cada uma delas, o livro traz como objetivo consolidar relatos de experiências das entidades que vêm atuando como assessorias técnicas escolhidas por comunidades atingidas pela mineração em Minas Gerais.

Lançamento em Belo Horizonte
🗓️ 24/05, terça-feira
🕒 Às 8h30 da manhã
📍 Teatro do Colégio Santo Agostinho – Av. Amazonas, 1803, bairro Santo Agostinha.

Lançamento em Mariana
🗓️ 03/06, sexta-feira
🕒 Às 18h
📍 Auditório do ICSA/UFOP

Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
🗓️ 25/05, quarta
🕒 Às 09h da manhã
📍 Na rua Rodrigues Caldas, 30, bairro Santo Agostinho, em BH.
✊🏽 Pauta: A urgência da reparação aos atingidos e no direito ao assessoramento técnico independente.

Anexo o release com mais informações.

Fique de olho em nossas redes sociais para saber tudo sobre o livro, o site e os eventos de lançamentos.

Contatos para imprensa:
Lucas Buzatti
(31) 9 9584-6364
comunicacaofloriano@gmail.com