A tradicional festa julina do Museu Mineira será realizada neste sábado (20). O evento vai trazer um pouco do clima das celebrações que acontecem entre junho e julho em diversas cidades do estado, com barracas de comidas típicas, brincadeiras e danças. Historicamente, essas festas eram organizadas por quermesses em igrejas. O Museu Mineiro, portanto, revisita essas manifestações da cultura popular com uma programação gratuita com muita música, arte e cozinha mineira.
Serão 20 barracas com comidas típicas e expositores de artesanato mineiro. O objetivo é confraternizar e também reforçar o convite para o público conferir as exposições e os prédios do Museu Mineiro e do Arquivo Público Mineiro. Além disso, haverá espaço Kids para as crianças se divertirem durante a festa.
A programação começará às 14h com apresentação de DJs e seguirá até 21h. Das 15h às 18h, será realizado o show de Karinna Magáli. Nascida em Belo Horizonte, ela apresentará o show do álbum “Alimente Sua Fé”, construído com os produtores Nando Maia e Sillas Lopes. Magáli já trabalhou também com Eder Monteiro, o mesmo produtor de artistas tarimbados, como Elza Soares, MC Catra e ED Motta.
MUSEU MINEIRO
Localizado na Avenida João Pinheiro, corredor de acesso à Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o Museu Mineiro está instalado em um edifício eclético construído em fins do século XIX pela Comissão Construtora da Nova Capital. Tendo sido construída para servir de residência para o Secretário da Agricultura, a edificação serviu de sede para o Senado Mineiro, foi a Pagadoria Geral do Estado até se tornar a sede do Museu Mineiro.
Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro reúne em seu acervo um conjunto bastante diversificado de objetos referentes à história e à produção cultural e artística mineiras. Nas salas de exposição são exibidas obras de artistas consagrados, tais como: Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés e Di Cavalcanti, dentre outros.
Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, na qual o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos XVIII e XIX, além de preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra “Tutaméia” de Guimarães Rosa, o retrato de Aleijadinho e a coleção de santos de devoção popular.
O Museu Mineiro é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.
Serviço
Festa Julina do Museu MIneiro
Dia: 20/7 (sábado), das 14h às 21h
Local: Museu Mineiro (Av. João Pinheiro, 342, Centro)
Entrada Gratuita
Fonte: https://www.secult.mg.gov.br/