Sociedade

Mulheres mineiras estarão na turma do RenovaBR 2022
Yula Merola

O RenovaBR, escola de formação de lideranças políticas, selecionou quatro mulheres mineiras para a turma de 2022.
O objetivo é qualificar os alunos para disputar as eleições e exercer mandatos tanto no Congresso Nacional como nas assembleias legislativas.

O fato delas integrarem a turma de 2022 do RenovaBR não significa, que irão automaticamente disputar as eleições, mas, as estatísticas são boas. Afinal, no ano de 2018 dos 133 alunos formados 117 foram candidatos.

As mulheres selecionadas em Minas Gerais são:

Laiz Soares (Solidariedade), de Divinópolis, e Yula Merola (Avante), de Poços de Caldas, as duas pretendem se candidatar para Câmara dos Deputados.
De Juiz de Fora, Paula Assumpção (PDT) e para finalizar a lista a atual subsecretária de Comunicação do governo de minas, Cristiana Kumaira (Novo).

Representatividade das mulheres mineiras, ou não, na política

Em primeiro lugar vamos falar de Laiz Soares que é ex-chefe de gabinete da deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP) e além disso ficou em 3º lugar na eleição para prefeitura de Divinópolis em 2020.

Ela disse ao https://www.otempo.com.br/ : “A bancada mineira no Congresso tem 3 mulheres, o que dá menos de um 1% da bancada inteira. Para a gente ter paridade, teríamos que ter 27 mulheres eleitas. É muito absurdo a nossa sub-representação feminina mineira”.

E completou: “Tudo que impacta às mulheres para mim é prioridade: desde o empreendedorismo feminino à inclusão da mulher na política”, afirmou.

Em segundo lugar falaremos de Yula Merola (AVANTE).

Ela também pretende disputar uma vaga de deputada federal.
Além disso em 2020, Yula ficou em 4º lugar na eleição para prefeitura de Poços de Caldas, cidade na qual é servidora pública desde 2000. 

“Eu ajudei a implementar o plano de gerenciamento de resíduos na cidade. Hoje a gente tem três cooperativas de catadores. Depois eu fui para a área de medicamentos e vi um outro desafio: como é difícil para a sociedade ter acesso ao medicamento”.
“As pessoas não sabem como é difícil a pessoa lá na ponta ir buscar a informação. É essa mudança que eu quero!”

Em terceiro lugar na nossa lista de citações, Cristiana Kumaira, subsecretária de Comunicação do governo de Minas, acredita que o RenovaBR é uma oportunidade para se aprofundar nos assuntos relacionados ao Brasil. “Eu acredito na política com essa parte técnica associada. A gente precisa cada vez mais ter mais preparo para lidar com todos os debates que fazem parte do nosso dia a dia”.

Em quarto lugar e para finalizar a lista das mulheres mineiras selecionadas para a turma de 2022 do RenovaBr. Paula Assumpção é advogada em Juiz de Fora e atua na área de previdência social.

“Atualmente, tenho dedicado boa parte dos meus dias no apoio e na conscientização do combate à violência contra a mulher”.

Ela diz não ter certeza se pretende se candidatar e destaca que: “O meu projeto com o Renova é me tornar uma cidadã melhor e participar das discussões políticas do meu município, não necessariamente como protagonista, mas ajudando de repente alguém que tenha um mandato e que acredite que a gente pode fazer mais”.

Em conclusão, a representatividade da mulher na política é muito importante para nossa sociedade. No entanto, muitas mulheres ainda não se interessam pelo assunto.

Acima de tudo, se você acha que essa é uma conversa importante apoie essa ideia!

Conheçam e estudem as propostas!

Dessa forma, será mais fácil escolher seus melhores representantes.

Fonte: https://mundoela.uai.com.br/