Movimento intitulado Clube dos Literatos

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

“É junto dos bão que a gente fica mió”, já escreveu o famoso escritor mineiro João Guimarães Rosa (1908-1967), que em seus tempos de membro da Força Pública Mineira (atual Polícia Militar), atuou como Capitão-Médico no 9º Batalhão de Infantaria, em Barbacena. E, assim, tendo como base o pensamento do Imortal Mineiro, surge na Cidade das Rosas um movimento intitulado Clube dos Literatos.

Vinte e oito autores da cidade, natos ou barbacenenses de coração, formam atualmente um seleto grupo de novos talentos da literatura local, mineira e, porque não, nacional. A ideia partiu do escritor Thiago Rossi e contou com a adesão de escritores consagrados e iniciantes de Barbacena, formando uma rede de troca de experiências e incentivo à escrita e leitura.

Para alguns, o avanço da internet e das mídias sociais origina a ideia de que as pessoas estão perdendo o interesse pela leitura, mas o Clube dos Literatos olha por outro prisma e vê a coisa bem diferente. Para o grupo, escritores estão se encontrando através do mundo digital, e encontrando leitores também.

Antigamente a importância era dada aos grandes escritores e às grandes editoras, mas hoje as diversas redes sociais possibilitam que escritores ainda não renomados ganhem cada vez mais voz. E é por meio das redes sociais e de toda a potencialidade da internet que o Clube dos Literatos vem alcançando novos ares.

Contos, poemas, crônicas, narrativas deliciosas e uma gama de vertentes literárias, os Literatos de Barbacena apresentam diversas opções para quem aprecia uma boa leitura. Desde contos de terror a versos de amor, quem acompanha as publicações do grupo sabe bem o que é ter uma boa surpresa literária.

Essa variedade é justamente uma das propostas do projeto, que acredita que um apreciador de poemas possa se surpreender e ser “fisgado” por uma boa crônica ou conto. Mais do que dividir textos literários, os escritores do Clube dos Literatos dividem leitores, sendo, assim, um incentivo à produção literária e à leitura.

Para Evandro Aléssio, autor do livro “PIN” e participante do projeto, “a abertura desse canal de integração e divulgação literária certamente vai contribuir para que novos talentos de nossa região tirem seus escritos da gaveta ou do HD do computador — e os mostrem ao mundo”.

Atualmente os textos dessa seleção de escritores são publicados diariamente no site do Jornal Folha de Barbacena, mas já podem ser conferidos também no site do Clube, o clubedosliteratos.blogspot.com, que foi recentemente lançado. Nas redes sociais você também acompanha os autores e suas palavras no Facebook e no Instagram. Outras propostas como intervenções literárias, um canal no Youtube e atividades diversas na cidade já estão sendo elaboradas e, em breve, prometem movimentar ainda mais o cenário literário de Barbacena e região.

Conheça os membros atuais do Clube dos Literatos: Telma Medeiros, Ivone Curi, Laura Assis, Michel Fraga, Liziane Lima, Agatha Eleutério, Guilherme Copati, Regina Boratto, Marcela Brandão, Amanda Zaquini, George Loez, Evandro Alessio, Cristina Puygcerver, Thiago Rossi, Nagela Khalil, Marcos Faria, Carla Cruz, Leonardo Lisbôa, Priscila Romaica, Rogério Puiatti, Paloma Carneiro, Gabriel Fernandino, Thais Monteiro e Chico Anes.

Compartilhar

Picture of John Doe

John Doe

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Comentários

Assine a nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Relacionados