Cultura

Mesa posta: lugar de união e de reunião

À mesa mais do que partilhar um alimento, compartilhamos vida, sonhos, sorriso e assim criamos a sensação de pertencimento, de comunidade. Por isso, mesa posta é cuidado, doação, compromisso e afeto pelo outro.

Como montar mesa posta com petiscos em 2020 | Mesa posta, Mesa, Petiscos

Nós, mineiros, somos nacionalmente conhecidos por nossa identidade hospitaleira. Certamente, construímos essa imagem anfitriã ao redor da mesa e por causa dela. Esse móvel repleto de simbologias representa para além do espaço de refeição, um local de convívio. Lugar de união e de reunião.

Para Margaret Visser, o ato de comer se manifesta como um “veículo para relacionamentos sociais”. Ou seja, ao partilhar uma refeição, não compartilhamos apenas um alimento, mas também a “satisfação da mais individual das necessidades: [que é] criar uma comunidade”. Por isso, há uma necessidade intrínseca de confraternizar, de se socializar, de pertencer.

A mesa é um espaço de total inclusão, ali, sempre cabe mais um para participar da contação de histórias, da partilha de lembranças, da construção de memórias afetivas. Enfim, é lugar de troca mútua, porque, à mesa, não ocorre apenas a partilha do alimento, mas também o compartilhamento de sorrisos, ideias, planos, alegrias, olhares.

Diante de toda essa relevância que a mesa tem assumido em nosso cotidiano, a prática conhecida como “mesa posta”, muito disseminada por meio das redes sociais, tem adentrado nos lares com força e vigor, e ganhado um número cada vez maior de adeptos. Com o advento do isolamento social, esta prática se fortaleceu, pois o fato de “ficar em casa” facilitou o preparo e, consequentemente, a partilha de refeições conjuntas.

Mesa posta se refere ao cuidado e à preparação estética da mesa para as refeições. Não importa a quantidade ou o valor dos itens nem o tamanho ou o requinte da mesa, o mais importante é o carinho e o afeto que você emprega na hora de montá-la.

Ficou interessada? Também quer aprender a montar uma bela mesa? Anote essas quatro dicas simples e arrase na sua mesa posta:

1) Forração da mesa: toalha ou jogo americano ou caminho de mesa. Utilize um ou outro. Essas peças, por terem a mesma função, não podem ser sobrepostas. Outra opção é deixar a mesa descoberta, ou seja, sem nenhuma dessas roupas de mesa. Isso é perfeitamente possível,

principalmente em ocasiões mais informais e quando se quer valorizar o tampo da mesa.

2) Sousplat: consiste em uma peça rígida com uma cavidade no centro em que se encaixa o prato raso. Não se trata de uma peça obrigatória na mesa, mas traz muito charme para a composição. Ele contribui com a ornamentação da mesa, criando uma espécie de moldura para o prato;

3) Escolha as louças: pratos e taças. Hoje, é perfeitamente aceitável, em uma composição informal, misturar e combinar peças diferentes. Então, invista sem medo em pratos de porcelana e cerâmica; taças de cristal e vidro, coloridas ou não. Abuse do mix de peças, mas busque sempre um resultado harmônico na composição. Evite excessos e exageros;

4) Guardanapo de tecido ou papel? Em ocasiões que requerem um pouco mais de formalidade, o indicado são os guardanapos de tecido. Entretanto, para encontros informais, os guardanapos de papel podem ser usados sem problema algum. Há uma infinidade de modelos no mercado com estampas, texturas e cores diferentes. Mesmo sendo de papel, esses guardanapos são muito charmosos e trazem personalidade para a mesa. Lembre-se apenas de que com guardanapos de tecido não utilizamos o porta-guardanapo.

Uma dica final: utilize as peças que você já tem em casa. O importante é montar uma mesa com afeto para acolher pessoas queridas. Isso não requer alto investimento, basta dispor os itens com carinho e cuidado, e se atentar a pequenos detalhes na composição, como uma flor para enfeitar, um recadinho delicado ou um mimo para os comensais. Esses pormenores criam um ambiente diferente e fazem o seu convidado se sentir especial, afinal você pensou em todas essas minúcias para recebê-lo.

Mesa posta está além da aparência. Mesa posta é cuidado, doação, compromisso e afeto pelo outro. Já te convenci a montar uma mesa posta?

Terezinha Ribeiro