Mês da Música no Museu Mineiro: programação de junho começa nesta quinta (6) e traz concertos e Festival Internacional de Corais

O show faz parte do projeto “Concerto no Museu”
O Grupo de Choro, que se apresenta no dia 20 de junho no Museu Mineiro, é um projeto de extensão permanente da Escola de Música da UEMG (Grupo de Choro/Divulgação)

O Museu Mineiro dá início, nesta quinta-feira (6), à programação musical gratuita e especial de junho com a apresentação do Grupo Pandora, a partir das 18h, na Sala das Sessões. O show faz parte do projeto “Concerto no Museu”, realizado em parceria com a Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Formado por Stanley Levi, Talmer Oliveira, Júlia Rocha, Gustavo Ramos e Thiago Diniz, o Pandora nasceu com a missão de elaborar formas diferentes de tocar violão, tornando-o uma renovada “caixa de maravilhas”. Neste concerto, cujo foco são os autores brasileiros, o quinteto apresenta obras para diferentes formações, de solo a quinteto, e com variadas propostas estéticas: didáticas, de livre improvisação e indeterminação, e grandes obras solistas.

A programação do “Concerto no Museu” continua na próxima quinta-feira (13/06). Às 18h, na Sala das Sessões do Museu Mineiro, o flautista e compositor Felipe Amorim apresenta ao público o espetáculo “Música de Museu”, resultado de inquietações quanto à forma tradicional de se apresentar um concerto, apresentar uma música além de seus sons, sem modificar o ritual da tradição e ao mesmo tempo adicionar a ela novos elementos. A forma escolhida foi colocar lado a lado imagens e sons, contrapor a música das “Fantasias para flauta solo”, de Georg Philipp Telemann (1681-1767), e as pinturas de Antoine Watteau (1684-1721). Felipe Amorim também é professor na Universidade do Estado de Minas Gerais, doutor em flauta pela Universidade Federal da Bahia e passou pelos grupos O Grivo, Flutuar Orquestra de Flautas e Oficina Música Viva.

Já no dia 20 de junho, às 18h, também na Sala das Sessões do Museu Mineiro, a música fica por conta do Grupo de Choro, que é, ao mesmo tempo, um projeto de extensão permanente da Escola de Música da UEMG e uma disciplina optativa oferecida aos três cursos de graduação da instituição: Bacharelado com habilitação em Instrumento, Canto ou Regência Coral, Licenciatura com habilitação em Educação Musical Escolar e Licenciatura com habilitação em Instrumento ou Canto. Os trabalhos da prática musical em conjunto, da improvisação e das especificidades interpretativas do choro e da música popular brasileira são o foco central das atividades do Grupo de Choro.

Festival Internacional de Corais (FIC 2024)

Além dos concertos, o Museu Mineiro recebe., no dia 17 de junho, a partir das 19h, parte da programação da 23ª edição do Festival Internacional de Corais (FIC 2024), com a apresentação do Coral Black to Black, do Coral Imprensa ABT e do Coral Ensaio Aberto. Eles se apresentam na Sala das Sessões do Museu. O FIC é uma jornada através dos Belos Horizontes de Minas, exaltando todas as facetas deste estado querido, sua cultura vibrante, sua história profunda e a paixão que arde em cada um de seus filhos. O tema é relacionado à edição passada “Minas”, que celebrou a essência dessa terra tão rica.

Museu Mineiro

Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro reúne em seu acervo um conjunto bastante diversificado de objetos referentes à história e à produção cultural e artística mineiras. Nas salas de exposição são exibidas obras de artistas consagrados, tais como: Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés, Di Cavalcanti etc.

Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos XVIII e XIX, além de preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra “Tutaméia” de Guimarães Rosa, o retrato de Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, e a coleção de santos de devoção popular.

Serviço:

Mês da Música no Museu Mineiro, com o projeto “Concertos no Museu”
Grupo Pandora: nesta quinta-feira (6), às 18h
Felipe Amorim: na próxima quinta (13), às 18h
Grupo de Choro: 20 de junho, às 18h
Entrada gratuita

23ª edição do Festival Internacional de Corais
Dia 17 de junho, a partir das 19h, com apresentação dos corais Black to Black, Imprensa ABT e Ensaio Aberto
Entrada gratuita

Museu Mineiro
Av. João Pinheiro, 342 – Circuito Liberdade, BH
[email protected]
facebook.com/museumineiro.mg/ 
instagram.com/museumineiro
[email protected] 

Fonte: https://www.secult.mg.gov.br/

Compartilhar

Picture of John Doe

John Doe

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Comentários

Assine a nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Relacionados