Gastronomia

Mercado Central – Um ícone desde 1900

Belo Horizonte tinha apenas 31 anos quando um prefeito empreendedor resolveu reunir, em um só local, os produtos destinados ao abastecimento dos 47 mil habitantes da jovem cidade. Foi assim que o Mercado Central nasceu, no dia 7 de setembro de 1929, unindo as feiras da Praça da Estação e da praça da atual rodoviária.

A tarefa não foi fácil, e há́ 90 anos o Mercado Central faz história. Bem organizado e com participação ativa dos comerciantes a cada dia, ao longo dos anos tem suas atividades ampliadas e seus negócios expandidos, transformando-se em um núcleo não só de produtos alimentícios, mas também de artesanato e de comidas típicas, tornando-se um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte e um dos locais mais queridos pelos mineiros.

Hoje, o local é referência nacional e internacional em cultura e em administração. É conhecido como o terceiro melhor mercado do mundo pela pesquisa da Latam, e foi eleito a “Cara de BH” pelo concurso Viva BH 120, por votação popular — um exemplo a ser seguido em gestão.

Para os comerciantes, o sentimento é de gratidão e de orgulho por fazerem parte da construção histórica deste ícone. Todos estão cientes de suas responsabilidades em manter o local como o espaço de boa convivência e querido pelos mineiros e por todos aqueles que o visitam.

Nestas nove décadas de histórias repletas de muito sabores, temperos, crenças e cores, desejamos que o Mercado seja reconhecido e admirado cada vez mais pelos nossos visitantes, e que a cultura mineira e sua tradição sejam representadas por muitos anos de um jeito único, afetuoso e receptivo, que só o Mercado Central tem.

Conheça o Mercado Central – Av. Augusto de Lima, 744 – Centro, Belo Horizonte – MG

Texto: Élida Fagundes
Instagram @mercadocentralbh