O “Loucomotiva”, nome que deu origem ao projeto, vem da junção da conhecida expressão “Barbacena cidade dos loucos” com locomotiva (nome de veículo ferroviário), fazendo referência a nossa antiga estação ferroviária da cidade.
Neste cenário favorável e promissor do Jazz e Blues, Barbacena tem papel de grande destaque na execução de um Festival desse gênero por ser uma cidade extremamente ligada à música, clima favorável e artistas talentosos. Foi assim que nasceu em 2016, o Loucomotiva Blues & Jazz festival. Sua primeira edição contou com três dias de muito agito e música de qualidade, passaram pelo palco principal nomes como: Rodrigo Nézio, Léo Gandelman, Jefferson Gonçalves e banda com participação especial de Laudir de Oliveira lançando o CD de 25 anos de carreira, César Santos e Ducondé, Caffeine Trio, Refinaria, Vivían e os Valvulados, Willian de Magalhães, Zero Grau Celso, Marcos Paulo e Alcatéia Blues, Blues Will Never Die. Assim que cresceu o 1° Loucomotiva Blues & Jazz festival – como uma experiência musical, que embalou o meio do ano com a música de grandes intérpretes de jazz, blues e outros gêneros.
Loucomotiva Blues & Jazz Festival 2017
Quem chega a Barbacena nesses próximos meses já pode sentir o clima de preparativos de festa na cidade mineira. É o Loucomotiva Blues & Jazz Festival, que está em contagem regressiva para a 2ª edição que acontece nos dias 11, 12 e 13 de agosto.
Esse ano, para comemorar o aniversário de 226 anos de Barbacena (14 de agosto, feriado municipal) o Loucomotiva preparou uma surpresa para a cidade, uma grande homenagem à rainha do blues, Jamesetta, mais conhecida como Etta James. Etta James, nascida em Los Angeles, 25 de janeiro de 1938, cantora norte-americana de blues, R&B, jazz e música gospel. Ficou na 22ª posição entre os maiores cantores de todos os tempos, pela revista Rolling Stone, sendo a 3ª mulher mais bem colocada, uma verdadeira lenda do blues e jazz e uma das artistas mais importantes da música do século 20.
Enquanto isso, nos bastidores artísticos, instrumentistas e cantores de jazz, blues e da boa música brasileira mergulham nos ensaios para garantir grandes shows no palco do Campo do Grêmio na Colônia Rodrigo Silva, que anualmente acontece o Festival.
MÚSICA
O “Loucomotiva Jazz & Blues Festival” traz a proposta de estimular e valorizar a música e principalmente os gêneros ‘Jazz e blues’ na cidade de Barbacena e região. Desse modo buscamos trazer nomes conhecidos nacionalmente do gênero, para enriquecer e ganhar cada vez mais credibilidade.
Programação:
Sexta-feira, 11 de agosto:
· Jefferson Gonçalves e banda
· Rodrigo Nézio
· Gabriela Pepino
Sábado, 12 de agosto:
· Tânia Azze
· Lúdica Música
· Falcatrua
Domingo, 13 de agosto:
· João Bosco
· Refinaria
· Banda local que vencer o desafio
O LOCAL:
Descendo com a névoa da serra da Mantiqueira e o frio do mês de julho, clima favorável que torna o festival ainda mais charmoso, o “Loucomotiva Blues & Jazz Festival” escolheu como sede o campo de futebol do Grêmio, localizado na Colônia Rodrigo Silva, local onde já é conhecido por ser sede de várias festas importantes para a cidade.
SOLIDARIEDADE
Na primeira edição o Loucomotiva apoiou a Instituição APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade. Na compra de ingressos para o festival o público fazia a doação de 1 litro de leite. E nesta segunda edição vamos continuar com a mesma parceria, o público que doar 1 litro de leite pode comprar os ingressos á preço promocional.
Produtor: Cleb Braz de Andrade
Informações: Juliana Loschi (32)9.8846-9799