Estamos aprendendo varias lições com a pandemia. Nos negócios, ficou evidente que muitas vezes precisamos nos reinventar para continuar existindo. Bárbara listou 6 lições que devemos absorver para enfrentar essa crise, confira:
1 – Estar presente no ambiente digital não é mais um diferencial, é necessidade
O comércio fechado e o isolamento social mostraram que não dá mais para contar apenas com os canais físicos para mostrar sua empresa. Se você quer atingir o consumidor, precisa estar onde ele está: no ambiente digital. Ter um bom site e estar presente nas redes sociais se tornou vital durante a pandemia. É preciso estar atento e fazer um bom uso dessas ferramentas para aumentar o alcance da sua marca.
2 – Ter planejamento é importante, mas estar aberto a mudanças é ainda mais
É claro que é preciso ter um bom planejamento estratégico para alcançar suas metas. Porém, por melhor que seja o seu planejamento, ele só pode ir até certo ponto. Todos nós estamos sujeitos aos imprevistos da vida, e quando eles acontecem é preciso ter jogo de cintura. Por isso, não se prenda tanto ao que você planejou. Se o momento exige que você se reinvente para continuar existindo, faça isso! Esteja aberto a mudanças!
3 – Tenha empatia. O relacionamento virou chave de ouro
A pandemia nos mostrou que o relacionamento é a chave para enfrentar as dificuldades. Seja com a equipe de trabalho ou com os clientes. Ao gestor, é importante manter a equipe unida, coesa, estando atento a suas dificuldades e motivando-a para que a qualidade dos trabalhos não seja comprometida. No caso dos consumidores, pense em ajudar, não em vender. Solucionando dores e sendo empático, a venda é consequência. O bom relacionamento que sempre foi algo importante, tornou-se essencial dentro do ambiente corporativo em todas as esferas.
4 – Comunicação é tudo
Parte do sucesso de uma empresa ao lidar com a pandemia, deve-se a forma que ela se comunica com suas partes interessadas (tanto interna quanto externamente). A comunicação deve estar no topo da lista das suas prioridades, principalmente quando se está distante fisicamente do público e da equipe. Tenha canais de comunicação e rotinas bem definidas para que a empresa esteja sempre alinhada.
5 – Oferecer outros canais para vendas
Quem já apostava em outras formas de vendas, como e-commerce ou aplicativos, teve um ponto a mais durante a crise, possibilitando que diversos empreendedores continuassem operando. Acredito que essa experiência digital tende a aumentar. Por isso invista nesses meios.
6 – Desenvolver parcerias
A pandemia nos ensinou também que muitos desafios podem ser superados em união. Dessa forma, estabelecer parcerias se tornou algo extremamente importante para o fortalecimento individual. Por exemplo: se você possui uma loja de roupas, faça parcerias com uma loja de calçados e desenvolvam ações em conjunto. Esse é apenas um exemplo de milhares de parcerias que podem te ajudar nos seus negócios.
Formada em ‘Publicidade e Propaganda’ (UNIPAC), Pós Graduada em ‘Comunicação e Marketing’ (UNI BH), e Pós Graduada em ‘Moda, Arte e Cultura’ (UFJF). Além da formação acadêmica possui vários cursos nas áreas de edição de imagem, artes, marketing, comportamento do consumidor e social mídia.
Com mais de 10 anos de experiência, trabalha com assessoria de comunicação, consultoria em marketing, treinamentos coorporativos na área de vendas, gerenciamento de redes sociais, entre outros serviços que envolvam a publicidade e o marketing.
www.barbaraelisabeth.com.br
@barbarapublicitaria