Cidades

LAPINHA DA SERRA E SEUS MORADORES SÃO APRESENTADOS NO PROGRAMA MINAS DA GENTE, DA REDE MINAS, NESTE SÁBADO (22)
Lapinha da Serra – Juquinha do Batuque e dona Lina – divulgação Rede Minas

Quem vai para Lapinha da Serra é recepcionado por Juquinha, que hoje está imortalizado em uma estátua na rodovia próxima à vila. A escultura do lendário andarilho, que recebia os visitantes com flores, é cenário de fotos e cartões postais.  A comunidade está localizada a 12 quilômetros da sede de Santana Riacho. O local, com cerca de 300 habitantes, atrai turistas pela beleza natural e seu povo. A população abriu as portas do lugarejo e de suas casas para os visitantes. Hoje ali funcionam diversas pousadas e restaurantes. Por trás do balcão, estão moradores que trazem histórias de um passado simples e que tornam o presente do vilarejo ainda mais encantador. O Minas da Gente, da Rede Minas, apresenta os “causos” dessa gente neste sábado (22), às 20h.

“Eles falam que o vento carrega o mal”, diz a aposentada Maria do Socorro da Silva. A forte corrente de ar que afasta o infortúnio na região chega com superstições, mas até o olhar cético pode se render à magia de Lapinha da Serra. A moradora, que hoje aluga sua casa para turistas, divide as recordações do tempo que ainda trabalhava na lavoura e colhia flores na serra. O forte sopro da natureza e toda beleza do local também está na música Vilmar da Lapinha. Ele nasceu ali, se mudou para Belo Horizonte, mas retornou ao que chama de “lugarzinho encantado”. No programa, fala sobre os atrativos da vila e como os visitantes são acolhidos. “Quando o vento bate”, também entoa Juquinha, do grupo de manifestação cultural “Batuqueiros da Lapinha”, patrimônio imaterial da cidade. Ao seu lado, a esposa Laudelina de Jesus lembra os versos e a dança que surgiram com os homens que trabalhavam na roça e que se tornaram uma tradição. Hoje, tem gente que chega de fora para ver o povo tocar e provar os pratos preparados por ela, que agora tem restaurante.

Lapinha da Serra está na encosta do Pico da Lapinha, segundo ponto mais alto da Serra do Cipó, com 1687 metros de altitude. O vilarejo possui lagos, cachoeiras, grutas, rios, picos e sítios arqueológicos. O povoado pertence ao município de Santana do Riacho, cidade sede do distrito de Serra do Cipó.

Estátua do Juquinha – Santana do Riacho – divulgação Rede Minas

A nova temporada do “Minas da Gente” faz parte da programação “Gerais+Minas”, da Rede Minas. O projeto da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) contempla diversas ações de municipalização da programação das emissoras de comunicação do estado para mostrar a variedade da cultura, culinária, história, arte e natureza em Minas Gerais. A Empresa Mineira de Comunicação é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult – MG). Mais informações no site geraismaisminas.mg.gov.br.

O programa Minas da Gente vai ao ar neste sábado (22), às 20h, pela Rede Minas. O público também confere a atração, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv. Após a exibição, o programa é disponibilizado no canal da Rede Minas no YouTube: youtube.com/redeminas.

SERVIÇO:
Minas da Gente
Lapinha da Serra (Santana do Riacho – MG)
Data: sábado (22/01), às 20h, pela Rede Minas ou pelo site da emissora: redeminas.tv

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas

ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Tel: (31) 3254-3000
Whatsapp: (31) 98272-6543

Tatiana Coutinho
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Comunicação Social – Rede Minas
tatianacoutinho.tc@gmail.com
tatiana.oliveira@redeminas.mg.gov.br
+55 31 3254-3431