Lagoa Dourada – a terra do rocambole

O município possui a maior pecuária leiteira da Região do Campo das Vertentes e é forte produtor de hortigranjeiros

O destaque vai para a gastronomia, pois a cidade é conhecida como a “terra do rocambole”. O município possui a maior pecuária leiteira da Região do Campo das Vertentes e é forte produtor de hortigranjeiros. Mas a comunidade é habilidosa na produção de licores, queijos e doces caseiros, que também recheiam os famosos rocamboles. De fato, os deliciosos pães de ló recheados de doces variados fazem jus à fama. Passar por Lagoa Dourada significa provar e comprar rocamboles para levar. Essa receita, que vem sendo passada de geração em geração, tem os segredos que lhe garantem o irresistível sabor.

O nome de Lagoa Dourada é uma referência à lagoa ali existente, muito rica em ouro. De seu passado colonial, preserva, na sede, alguns casarões e igrejas com expressivos fragmentos da arte colonial mineira. A Igreja Matriz de Santo Antônio e a Igreja do Senhor Bom Jesus compõem o tradicional cenário urbano das aconchegantes cidades do interior de Minas. A Estrada Real corta o município em seu perímetro urbano. Mas, é na zona rural que preserva preciosos marcos de seu passado. Com tantas fazendas históricas e ruinas do “Fortim dos Emboabas”, atenta-se para o seu grande potencial no segmento do Turismo Rural. Seu artesanato é rico e variado com peças rusticas de palha, linhagem, folhas de bananeira, bordados, tricô, crochê, esculturas, pinturas e madeira. Dos eventos se destacam o Festival Zé do Mato e a Festa do Rocambole e a Exposição agropecuária.

ATRAÇÕES CULTURAIS EM LAGOA DOURADA

Igreja Bom Jesus

Igreja Bom Jesus

A antiga capela do Senhor do Bom Jesus foi destruída, em 1905, por vandalismo. A nova igreja, mal construída começou a ruir e novamente foi fechada. Só em 30 de maio de 1911 foi iniciada uma nova construção, feita também pelo empreiteiro Augusto Buzatti .Acompanhando a subida para a Igreja do Senhor Bom Jesus, estão painéis com os passos da Via Sacra aplicados em graciosas muretas construídas de tijolinhos.

Igreja da Matriz

Igreja da Matriz

A igreja foi construída no fim do século XIX para substituir um antigo templo. A matriz de Santo Antônio conserva os quatro retábulos em talha, estilo D. João V, da antiga construção. Na planta primitiva da nave e da capela-mor foram acrescentados corredores laterais, que limitam um tapavento em forma de curva, onde possivelmente está a data de sua construção.

Praça do Divisor de Águas

Praça do Divisor de Águas

Bem no centro de Lagoa Dourada, abaixo da histórica igreja do Bom Jesus e da Matriz de Santo Antônio, e próximo às típicas padarias de rocambole, surge um novo atrativo na cidade, a Praça das Vertentes. A praça foi idealizada para marcar uma particularidade da cidade e também um fenômeno único do Brasil: o divisor de águas de duas grandes bacias, dos rios São Francisco e Paraná, dentro de um perímetro urbano.

Passos da Via Sacra

Passos da Via Sacra

Painéis com os passos da Via Sacra aplicados em graciosas muretas construídas de tijolinhos. Os passos acompanham a subida entre a Igreja Matriz de Santo Antônio e a Igreja do Senhor Bom Jesus, sendo a ligação entre elas. Na Semana Santa, comunidade e visitantes participam ali dos rituais religiosos da Paixão de Cristo.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Igreja Nossa Senhora do Rosário

A Igreja Nossa Senhora do Rosário é utilizada para missa e grupos de orações frequentemente. A mesma está implantada em via de declive acentuado, colocando-a em evidência, e interceptada pela BR 383 que corta o município, o que faz o local ser muito visitado por turistas.

Fazendinha Ecológica Três Irmãos

Fazendinha Ecológica Três Irmãos

A Fazendinha Ecológica Três Irmãos, recebeu este nome por ser administrada pelos filhos do casal, José e Marinete. Miguel, é o responsável pela área de alimentação que temos dentro do nosso espaço. Lá ele recebe todos os visitantes para se deliciar com nosso saboroso e variado cardápio e para bater um bom papo com os amigos. A recepção aos visitantes é feita por Fernando, que auxilia os diversos públicos que visitam a Fazendinha, desde os grupos escolares até a melhor idade. Todo esse apoio é feito com dedicação e simplicidade. O manejo e cuidados com os animais que vivem na Fazendinha é feito pelo Leandro, que também buscou através de estudos se especializar na área de Educação Ambiental, para orientar tanto os estudantes que visitam a Fazendinha, quanto o público em geral sobre a importância de preservar o meio ambiente. Isso é só um pouquinho da história dos Três Irmãos, quer saber mais? Venham nos visitar, aguardamos vocês!

Feira Agrocultural

Feira Agrocultural

O destaque vai para a gastronomia, pois a cidade é conhecida como a “TERRA DO ROCAMBOLE”. O município possui a maior pecuária leiteira da Região do Campo das Vertentes e é forte produtor de hortigranjeiros. Mas, a comunidade é habilidosa na produção de licores, queijos e doces caseiros, que também recheiam os famosos rocamboles.A Tradicional Feira Agrocultural funciona aos sábados na Praça Ernesto Resende na cidade. A Estrada Real corta o município em seu perímetro urbano, onde os feirantes vendem produtos artesanais, produtos orgânicos, bebidas, doces, temperos, verduras, legumes e artesanato.

Fonte: https://www.minasgerais.com.br/

Compartilhar

Picture of John Doe

John Doe

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Comentários

Assine a nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Relacionados