Cultura

Lafaiete recebe mostra sobre obra do romancista Agripa Vasconcelos nesta semana

Conselheiro Lafaiete recebe mostra que apresenta vida e obra do romancista Agripa Vasconcelos nesta semana. A abertura será na sexta-feira (13/05) às 19 horas no Solar Barão de Suaçuí, no centro da cidade.

A exposição é parte da programação do Maio Cultural e está nas comemorações da 20ª Semana Nacional de Museus realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e ficará aberta para visitação de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, do dia 16 de maio ao dia 10 de junho. 

Arte de divulgação do evento
Arte de divulgação do evento

Quem foi Agripa Vasconcelos

Agripa Vasconcelos nasceu em Matozinhos, então município de Santa Luzia, em 12 de abril de 1896. Obteve o título  de médico  na Faculdade do Rio de Janeiro, em 1920.

Ele publicou o livro “Silêncio”, que reúne as poesias que abriram para o escritor, as portas para a Academia Mineira de Letras. Também escreveu “Sagas do País das Gerais”. A obra composta de seis romances históricos, colocou-o entre os maiores escritores brasileiros.

As histórias e personagens de dois de seus livros foram enredos de telenovelas transmitidas pela TV Manchete na década de 1980 e 1990. Sendo elas: Dona Beija (1986) e Xica da Silva (1996).

Agripa foi o  autor mais novo a assumir uma cadeira na Academia Mineira de Letras, aos 25 anos. Ele também foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, do Instituto Histórico de Ouro Preto e do Instituto Histórico e Geográfico de Pompéu. O autor faleceu em 1969.

Fonte: https://fatoreal.com.br/